Entenda as siglas e termos de Geografia e Atualidades

Nas questões de Geografia e Atualidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é bastante comum nos depararmos com siglas e termos cujo entendimento é fundamental para conseguirmos resolver a questão de maneira correta. É bem comum o relato de estudantes que não conseguiram fazer uma questão por não entender alguma sigla e depois vê que era algo que já sabia, só não sabia a sigla ou algum termo específico. Por isso é preciso ficar atento.

Pensando nisso, relacionamos abaixo alguns dos termos mais usados, juntamente com o seu significado, para te ajudar a conseguir uma boa nota. Vamos lá!

PIB

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, um índice que representa a soma de todos os bens e serviços (convertidos em valores monetários) produzidos por uma região durante um período pré-determinado. É usado com o objetivo de mensurar a atividade econômica da região estudada e servir de termo comparativo com o desenvolvimento econômico de outras regiões. Além de ser bastante comum nas provas do Enem e de concursos públicos, esse termo é muito usado em jornais, seja escrito, ou televisivo.

IDH

Índice de Desenvolvimento Humano é um índice que visa medir e comparar situações de uma determinada região como o nível de alfabetização, riqueza, educação, natalidade e diversos outros fatores. É usado como um padrão de avaliação e medida do bem-estar da região pesquisada. Também serve para comparar regiões diferentes.

Mortalidade Infantil

Crescimento Econômico

PIB e PNB são índices de crescimento econômico

Este índice, como o nome indica, mede o óbito de crianças com menos de um ano de idade durante um determinado tempo em um uma região e comparativo com o número de nascidos vivos neste mesmo período. Este dado é muito importante para diversos estudos referentes a uma população.

PNB

O PNB (Produto Nacional Bruto) é, assim como o PIB, um índice que visa mensurar a atividade econômica do país, inserindo nos seus valores a renda produzida por todas as regiões econômicas do país e incluindo as transações internacionais.

Renda per capita

Este índice visa, também, mensurar o grau de desenvolvimento econômico de uma região. É obtido pela soma dos salários de toda a população desta região dividida pelo número de habitantes. Em âmbito nacional é dada pela divisão do PNB menos os gastos de depreciação do capital. É como se fizesse uma média para saber quanto cada habitante ganha.

ONU

A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional composta por praticamente todos os países do mundo. Seu principal objetivo é encontrar soluções viáveis para combater os problemas sociais em escala internacional.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *