Classificação do Clima Brasileiro

Já falamos aqui no Cursinho Pré Enem sobre os Climas Zonais, uma das formas de se classificar o clima brasileiro, que é tão diversificado. De acordo com esta classificação, o Brasil é dividido em três tipos de climas diferentes: Equatorial, Tropical e Temperado, cada um com suas características próprias.

Hoje falaremos sobre outra classificação usada pelo IBGE, que define quatro tipos, baseados na temperatura e nas medidas de chuva: quente, subquente, mesotérmico brando e mesotérmico mediano. Vejamos as principais características de cada um deles. Primeiro veja a classificação de acordo com a temperatura:

  • Quente – tem temperaturas médias superiores a 18ºC em todos os meses do ano;
  • Subquente – temperatura média entre 15º C e 18º C durante pelo menos 1 mês do ano;
  • Mesotérmico brando – temperatura média entre 10º C e 15º C;
  • Mesotérmico mediano – apresenta média inferior a 10º C.

Cada um desses tipos é classificado de acordo com a umidade do ar, que é definida pela quantidade de chuvas. Essa classificação pode ser:

  • Superúmido – sem seca;
  • Úmido – de 1 a 3 meses de seca;
  • Semiúmido – de 4 a 5 meses de seca;
  • Semiárido – de 6 a 8 meses de seca;
  • Árido – de 9 a 11 meses de seca.

Observação: Chamamos de seca o período do ano que não ocorrem chuvas em determinada região. Note que nas regiões onde predomina o clima superúmido, chove praticamente todo dia. Já nas regiões de clima árido, as chuvas normalmente ocorrem no máximo 3 meses ao ano, podendo ser bem menos que isso.

O Clima no Brasil

No Brasil, há um grande predomínio dos climas quente e úmido e quente e semiárido. Com a ajuda do mapa a seguir, conseguimos ver com mais precisão onde cada um desses tipos é encontrado em nosso país:

Clima no Brasil

Clima no Brasil

No mapa é possível notar que o nordeste brasileiro concentra a maior área com clima quente e árido, ou seja, com grandes períodos de seca. O sul, por ouro lado, tem temperaturas mais amenas e grande umidade. Na região norte, podemos observar uma grande área com clima equatorial, quente e úmido, e uma parte menor que concentra o clima quente e super úmido. Significa que as a presença de chuvas nessa região é constante.

Essa grande diferença entre o clima de uma região para outra, se deve ao fato do Brasil ser um país de grande extensão. Seu território pode ser comparado ao território de um continente, por isso essa grande diversidade, não só no clima, mas também na vegetação e na cultura.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *