As Marés

Os movimentos periódicos de elevação e abaixamento da superfície dos oceanos, mares e lagos são provocados pela força gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. As marés ocorrem a intervalos regulares de 6 horas e 12 minutos, a cada 24 horas e 50 minutos, o mar sobe e desce duas vezes, constituindo o fluxo e refluxo das águas. À medida que a Terra gira, outras regiões passam a sofrer elevações, como se a subida de nível se deslocasse, seguindo a Lua.

No lado oposto da Terra dá-se o mesmo: as águas também se erguem, de forma que uma elevação compensa a outra. Assim, nas regiões da costa, essas elevações das águas correspondem às marés altas.

Enquanto o nível das águas sobe em dois lados opostos na Terra, em outras duas regiões do globo (também diametralmente opostas) ele desce: é a maré baixa.

O Efeito do Sol e da Lua sobre as Marés

mare

Saiba como a Lua e o Sol influenciam nas marés

Embora muito maior que a Lua, o Sol tem menor efeito sobre as marés, em virtude de sua distância à Terra ser muito grande. A elevação das águas, contudo, é muito mais acentuada quando os três corpos quando os três corpos estão alinhados, o que é verificado duas vezes por mês: na Lua cheia e na Lua nova. São as chamadas marés grandes. Quando o Sol, a Lua e a Terra estão dispostos em ângulo reto (sendo a Terra o vértice), a variação das marés é menor. São as marés mortas.

Embora as subidas e descidas das marés no meio do oceano sejam de 30 a 60 centímetros, elas a atingir às vezes vários metros nas praias oceânicas. As marés também sofrem influência da conformação dos leitos marinhos e das costas; em alguns lugares a variação é de apenas alguns centímetros, ao passo que em outros lugares chega a alcançar mais de 1 metro.

Como Aproveitar as Marés

Os homens aproveitam a energia oferecida pelas marés, através da construção de represas que atravessam o estuário dos rios onde ocorrem marés de grandes dimensões. À medida que a maré sobe ou desce, a água passa através de comportas situadas na própria represa, ora em um sentido, ora em outro. Em ambos os casos acionam turbinas que transformam a energia mecânica em elétrica.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *