A Região Sul do Brasil

Região do país que abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o sul brasileiro tinha, até o século XVIII, uma população relativamente escassa, concentrada sobretudo na faixa litorânea. Por isso, no início do século XIX, foram organizados diversos programas de colonização, procurando atrair para a área grupos de imigrantes europeus (inicialmente alemães), que se reuniram em núcleos previamente escolhidos em pequenas propriedades rurais.

regiao sul

Mapa da região sul do Brasil

Após haverem trabalhado a terra por um determinado tempo, os colonos tinham a possibilidade de receber um título de posse definitiva. Em 1875, a região já contava com mais de duas dezenas de colônias (a maioria ainda de alemães), às quais se juntaram mais tarde outras, constituídas de italianos, ucranianos, russos, poloneses e, mais recentemente, japoneses. Muitas cidades, hoje importantes, surgiram a partir desses núcleos, como São Leopoldo, Blumenau, Joinville, Novo Hamburgo, Caxias, etc.

A Economia no Sul

A economia regional baseia-se sobretudo nas atividades ligadas ao setor primário (agricultura, pecuária, extração vegetal). Paralelamente à pecuária, desenvolvem-se certos tipos de cultura e de atividades complementares, como o cultivo de milho, indústrias de carne, leite e derivados e curtumes. Esses trabalhos condicionam o modo de vida e empregam grande contingente de mão-de-obra. O rebanho da região corresponde a cerca de 20% do total do país.

A agricultura sulina tem acelerado o ritmo de desenvolvimento, graças à mecanização da lavoura, ao aperfeiçoamento dos métodos de cultivo, ao emprego de fertilizantes e, sobretudo, à grande demanda dos mercados nacionais. Milho, feijão, arroz, trigo, batata-inglesa, fumo, uva, aveia, centeio, cebola, soja, além do café e do mate, são os principais produtos da região. Outra fonte de renda é a exportação de madeira, principalmente o pinho.

Industrialmente, houve um desenvolvimento a partir de 1930, com razoável grau de diversificação, como, por exemplo, nos setores de produtos alimentícios, químicos, papel, tecidos, madeira, minerais não metálicos, petróleo, etc.

A quase totalidade de carvão mineral empregado no país provém do sul brasileiro. Cerca de 70% das mercadorias trocadas entre o Brasil e os vizinhos do Prata passam pelo esquema de transporte local, que representa 12% do movimento nacional nos setores rodoviário e ferroviário. Os principais portos são: Paranaguá, Imbituba, São Francisco, Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre.

Deixe sua opinião

Papel de Parede RSS

Cursinho Pré ENEM

Cadastre e fique por dentro das matérias.

Papel de parede