A Lua – Satélite Natural da Terra

A Terra gira ao redor do Sol sempre acompanhada de seu satélite natural, a Lua. Esta, por sua vez, gira ao redor da Terra, gastando 27 dias e 8 horas para completar uma volta. E leva exatamente o mesmo tempo para dar uma volta completa em torno de seu eixo. O resultado é que sempre a mesma face da sua superfície está voltada para a Terra, e até recentemente os homens nunca haviam visto o outro lado.

As primeiras informações sobre a outra face da Lua foram obtidas em 1959 quando a nave soviética Lunik III orbitou ao seu redor, a baixa altura. Verificou-se então que a face oculta tem as mesmas características do lado conhecido.

Características da Lua

A Lua corresponde a um quarto do tamanho da Terra em diâmetro, e seu peso é um oitavo do peso da Terra. É um corpo frio e deserto, que não tem água nem ar. Sua superfície apresenta amplas planícies, os “mares”, provavelmente cobertos de cinza. A maioria desses “mares” está circundada por imensas cadeias de montanhas com picos de até 9.000 metros de altura, extremamente pontiagudos. As formações mais características da superfície lunar são os circos ou crateras. A maior delas é a cratera de Clavius com diâmetro de 240 quilômetros. A face visível mostra aproximadamente 30.000 crateras. A grande maioria dessas crateras deve ter se formado com o impacto de meteoritos. Algumas crateras apresentam “raias” que se estendem por quilômetros. Supõe-se que essas raias sejam formadas por poeira leve que caiu em linha reta devido à ausência de ventos.

lua

Em sua fase cheia, a Lua fica toda iluminada

Os dias na Lua são extremamente quentes, atingindo a temperatura de 134ºC, e as noites, geladas (153ºC negativos). A distância média entre a Lua e a Terra é de aproximadamente 384.400 quilômetros. Devido a seu movimento em torno da Terra, a superfície lunar não recebe luz solar de modo uniforme. Ao longo de sua trajetória, sua face iluminada vai apresentando diferentes formas, que são as chamadas fases da Lua. Essas fases vão de Lua nova (quando toda a face está obscura), a quarto crescente (metade iluminada), Lua cheia (todo o disco se apresenta iluminado) e quarto minguante, quando vai escurecendo novamente e volta a Lua nova.

O Homem na Lua

Neil Armstrong, comandante da Apolo 11, foi o primeiro homem a pisar na Lua, a 20 de julho de 1969.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *