A Chuva

A umidade do ar é resultado do vapor de água existente na atmosfera. Esse vapor pode condensar-se em pequenas gotas de água ou transformar-se em minúsculos cristais de gelo, e assim formar as nuvens. Quando colidem umas com as outras, as partículas de nuvens se juntam, tornado-se maiores e, assim, mais umidade se condensa. Desse modo, quando atingem determinado tamanho, e seu peso aumenta a ponto de superar a resistência das correntes de ar, elas se precipitam em direção ao solo. É assim que se formam as chuvas.

A maioria dessas partículas é provavelmente constituída a partir dos cristais de gelo existentes nas nuvens. Mas isso depende da temperatura da nuvem; abaixo de 40 graus centígrados negativos, por exemplo, ela é inteiramente formada de cristais de gelo.

Quando esses cristais se tornam suficientemente pesados, e caem através das nuvens, outras gotículas se congelam em torno deles. Ao passar pelas camadas inferiores, de ar mais quente, os cristais de gelo voltam ao estado líquido e se precipitam sob a forma de gotas de chuva (se a temperatura for muito baixa, em forma de granizo ou de neve).

chuva

Aprenda como ocorre a formação da chuva

Tipos de Chuvas

A chuva, portanto, é um fenômeno que resulta da elevação de massas de ar úmido e seu posterior resfriamento, o que pode ocorrer de várias maneiras. Uma delas é a chuva produzida por convecção, originada de camadas de ar que se elevam naturalmente, por estarem mais quentes e, consequentemente, mais leves que o ar em seu redor. Quando a camada de ar encontra acidentes em sua trajetória (montanhas, por exemplo), ela é forçada a elevar-se para níveis mais frios; este tipo de chuva recebe o nome de chuva de relevo ou orográfica.

Fenômeno bastante semelhante acontece quando uma massa de ar quente se choca com uma massa de ar frio. Como essas duas massas não se misturam facilmente, a de ar quente geralmente passa por cima da outra, elevando-se, portanto, a altitudes que estão registrando temperaturas mais baixas. Desse processo resulta a chuva que conhecemos como frontal ou ciclônica.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *