Dilatação

O que é dilatação?

De acordo com a Física, dilatação é a variação de tamanho ou volume de um determinado objeto, devido ao aumento da temperatura. A dilatação é uma propriedade dos materiais.

A dilatação na prática

Quando um objeto é aquecido, ou seja, tem um aumento de temperatura, suas moléculas se agitam, consequentemente, ocupando mais espaço. O aumento de temperatura provoca várias reações em um corpo, além da agitação da moléculas. Algumas reações são visíveis e outras não.

Essa agitação de moléculas causa a dilatação, que é quando o objeto que sofreu variação de temperatura aumenta de tamanho. Dizemos então que a dilatação é uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas e átomos.

Praticamente todos os materiais presentes na natureza têm seu tamanho aumentado com o aumento da temperatura, ficando assim, menos densos.

dilatacao

Com o aumento da temperatura, as moléculas se dispersam, aumentando o tamanho do objeto

 

Acima temos uma figura que ajuda a entender o que ocorre com as moléculas em dilatação. Veja que na primeira figura as moléculas se agitam pouco, por isso ficam praticamente inertes.

Já no segundo caso, onde houve um aumento de temperatura, as moléculas estão vibrando tão rapidamente que não conseguem ficar próximas umas das outras, se afastando e aumentando o tamanho do objeto em questão.

A dilatação é uma propriedade de suma importância, pois é preciso pensar na dilatação de cada material ao se construir uma máquina, por exemplo. Pois o aumento de temperatura fará com que os materiais se dilatem, podendo prejudicar o seu funcionamento. Isto tem que ser muito bem pensado.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *