Dicas Para Quem Quer Cursar Arquitetura

O curso de Arquitetura está entre os mais chamativos, pois mescla um pouco de exatas, humanas e também artes. Do profissional arquiteto, é exigido um amplo conhecimento sobre o mundo e também uma boa dose de criatividade. Além disso, é importante que o futuro arquiteto se interesse pelas questões da cidade, que seja ligado a discussões sobre o meio ambiente e que goste de planejar.

Ted Mosby

Ted Mosby, arquiteto da série How I Met Your Mother

Preciso saber desenhar?

Hoje em dia, as habilidades de desenho podem ser facilmente substituídas pelo uso de programas. Aliás, é muito difícil que um arquiteto formado venha a desenhar à mão, como vemos em filmes e séries. No entanto, alguns cursos ainda possuem prova prática para o ingresso no curso de Arquitetura. Nesse caso, vale a pena estudar um pouco de perspectiva e desenho de observação. Isso será bem útil para o curso e também para a atuação profissional.

Tenho que gostar de matemática?

A resposta para essa pergunta é não, ainda que muitos cursos de Arquitetura exijam que o aluno passe pelos Cálculos e outras disciplinas complicadas. Na atuação, o arquiteto pode não trabalhar especificamente com a parte mais voltada para a construção civil, como as estruturas. O mais importante, é claro, que haja um entendimento de como essas coisas funcionam, mas isso não precisa ser o foco. Hoje em dia, várias Faculdades de Arquitetura e Urbanismo abrem mão das disciplinas de exatas em prol de outras, mais voltadas para a atuação prática.

Onde eu poderei atuar?

Quando falamos em arquiteto, logo pensamos em pessoas desenhando “casinhas”. Porém, o campo de atuação do arquiteto vai muito além do planejamento de residências e outras construções semelhantes. A área de Patrimônio, por exemplo, precisa de arquitetos que possam avaliar, fazer levantamento e restaurar bens arquitetônicos importantes, como igrejas, casarões antigos e centros históricos. Já na área de urbanismo, questões voltadas para a organização do espaço e melhor experiência das pessoas na cidade é fundamental.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *