Aprendendo a ler

Infelizmente, a maioria da população brasileira não tem o hábito de ler. Mas a leitura é indispensável, principalmente para quem vai prestar vestibular ou fazer a prova do Enem.

Geralmente, quem não tem o costume de ler desde pequeno, dificilmente se interessa depois de adulto. Um dos motivos é a dificuldade para interpretar os textos. Se você tem essa dificuldade, não ache que é o único. Pelo menos 38% dos brasileiros têm dificuldade para interpretar aquilo que lê.

A primeira dificuldade é fazer com que a leitura seja algo prazeroso, e não uma tortura. Quando lemos sem prazer, os pensamentos voam e a atenção é perdida. Assim, realmente é impossível entender o que foi lido.

Outra dica muito importante é respeitar o tempo de cada um. Não adianta dar um ótimo livro de Machado de Assis para um adolescente de 13 ou 14 anos, porque ele não vai se interessar. É importante incentivar a leitura desde cedo, com livros que realmente interessem ao leitor. As crianças gostam de fábulas, contos de fadas, e, até mesmo os gibis, são um estímulo à leitura.

Fazendo da leitura um hábito

A leitura ativa o cérebro

A leitura ativa o cérebro

Se você não é fã da leitura, mas quer passar a ser, faça da leitura um hábito prazeroso. Reserve um tempo no seu dia para essa prática, tornando uma rotina, logo você mesmo irá sentir falta. Faça com que seja um momento agradável, escolha um lugar confortável, com uma boa temperatura, pegue uma bebida e leia tranquilo. Se você escolher um lugar desconfortável, o ato da leitura pode ser associado à essa imagem e você não vai gostar de ler.

Um grande engano é achar que ler vários livros ao mesmo tempo vai aumentar o interesse. O indicado é ler um livro de cada vez, curtindo a história, entendendo realmente o livro. É interessante ter sempre um dicionário ao lado, pois podem ter palavras desconhecidas, e é sempre bom você procurar seus significados. Além de te ajudar a entender o texto, essa nova palavra pode começar a fazer parte do seu vocabulário.

A escrita é ativada pela leitura. Se você não lê, não escreve bem. Então, comece a se preparar para a redação do Enem! Leia mais!

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *