Viroses

Virose é o termo utilizado para caracterizar qualquer doença causada por um vírus.

Vírus são seres com características diferentes de todos os outros. Isso por se tratarem de organismos acelulares (não possuem estrutura celular). Este é um dos motivos que gera uma discussão sobre a melhor classificação dos vírus: seres vivos ou não?

Por que Não?

O principal motivo para crer que os vírus não podem ser considerados seres vivos é o fato de não possuírem nenhuma célula. Nenhum outro ser vivo é desprovido de células, tendo todos ao menos uma única, caso dos organismos unicelulares. Todos os seres necessitam, para se manterem vivos, exercer um grande conjunto de reações químicas, conhecido por metabolismo. Os vírus, fora de uma célula hospedeira, não possuem nenhum metabolismo próprio.

Por que Sim?

Os vírus possuem material genético, apesar de, em seu caso, tratar-se somente de DNA ou RNA, nunca os dois juntos, como é o caso do restante dos seres. Os vírus possuem capacidade de reprodução, ainda que seja possível realizar a reprodução somente dentro de uma célula hospedeira.

Tanto a questão do metabolismo quanto a da reprodução, tornam os vírus seres parasitas intracelulares obrigatórios.

E quando os vírus encontram um hospedeiro, normalmente causam alguma doença, que é chamada de virose. Vamos conhecer algumas dessas doenças causadas por vírus.

Polivirus

Polivirus: Wikipedia.org

Principais Viroses nos Seres Humanos

Parodite (Sarampo, Rubéola e Caxumba)

Essas três doenças não são causadas pelo mesmo vírus, mas como são prevenidas pela mesma vacina, podem ser agrupadas para facilitar o estudo.

As três são transmitidas pelo ar, através de gotículas de saliva, ou através de utensílios contaminados, como copos e talheres, por exemplo.

Varíola

A varíola é uma doença que já foi erradicada, tendo seu último caso relatado em 1977, no Sudão. Os sintomas iniciais são bem parecidos com os da gripe, podendo evoluir depois de 12 dias, para vômitos, náuseas e infecções na pele, que deixam marcas, mesmo após o tratamento da doença.

Catapora (Varicela)

Antes da existência da vacina, a catapora era uma das viroses mais comuns na infância. Hoje em dia, não é uma doença tão comum. É conhecida por ser uma doença autoimune, ou seja, o organismo cria resistência ao vírus, e a doença não se repete em um mesmo indivíduo.

Paralisia Infantil

A Poliomielite, é também chamada de Paralisia Infantil, por ocorrer principalmente em crianças. É causada pelo poliovírus, que pode levar uma criança à paralisia total ou parcial dos músculos do corpo.

Raiva (Hidrofobia)

Os cães contaminados com o vírus da raiva costumam salivar e espumar pela boca, aparentando um cão bravo. Daí o nome “raiva”. Em humanos, a doença causa espasmos nos músculos responsáveis pela deglutição. Assim, há uma forte contração dos músculos quando se bebe água, causando fobia à mesma. Daí o nome “hidrofobia”.

Dengue

Um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, a Dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro do vírus. Não existe vacina para esta doença. A prevenção deve ser feita através da limpeza dos quintais, evitando água parada.

Gripe

Existem diversos tipos de gripe, e todos são transmitidos através das vias aéreas, por contato com gotículas de saliva ou utensílios contaminados.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *