Viroses: Sarampo, Rubéola e Caxumba (Parotidite)

Este é mais um dos nossos posts de estudo sobre as viroses, que são doenças causadas pelos vírus. Hoje falaremos sobre um grupo de doenças que envolve a rubéola, a caxumba e o sarampo. Mas antes de ler este post, você pode querer conhecer as demais doenças relacionadas. Para saber mais sobre outras viroses, visite nossos artigos sobre a Catapora, a Poliomielite, a Varíola e a Raiva.

Bom, agora vamos ao assunto de hoje. O sarampo, a rubéola e a caxumba, também chamada de parotidite infecciosa, podem ser enquadradas em um mesmo grupo de viroses, e podem ser estudadas em conjunto, uma vez que a vacina para a prevenção de todas é a mesma.

Isto não quer dizer que os vírus causadores sejam os mesmos, mas são bem parecidos. A vacina é um complexo, que trata estas três enfermidades de uma só vez, ou seja, tomando a vacina, ficamos imunes às três doenças ao mesmo tempo. O nome da vacina é tríplice viral, e é oferecida na rede pública de saúde.

Normalmente, não são doenças muitos graves e, geralmente têm desenvolvimento benigno, ou seja, não são capazes de causar a morte ou outros efeitos mais graves.

Mas é importante lembrar que a rubéola, apesar de ter desenvolvimento benigno, como as outras, pode se tornar perigosa caso infecte gestantes, que podem transmiti-la para o feto, causando lesões ou até mesmo a morte. Isto torna extremamente importante a vacinação, inclusive nos homens que convivem com mulheres grávidas ou em idade fértil.

Transmissão das Doenças

Sarampo

Criança infectada com sarampo

As três viroses são transmitidas via aérea, através de gotículas de saliva e por objetos contaminados como garfos, facas e copos. Por isso, em caso de suspeita de uma dessas doenças, é recomendado o isolamento da pessoa afetada, para que a doença não seja transmitida para outras pessoas.

Sintomas das Doenças

Tanto na rubéola quanto no sarampo, observam-se manchas avermelhadas na pele. No caso da caxumba, há a inflamação da glândula parótida, localizada abaixo da orelha, causando inchaço na região.

As doenças podem causar também febre, perda de apetite, fraqueza e dor de cabeça. No caso da caxumba, pode-se observar dor e incômodo na hora de mastigar e engolir. Esta dor pode se apresentar dos dois lados, ou em um deles.

Profilaxia (Prevenção)

A prevenção dessas três doenças é feita através da vacina tríplice viral, que protege o indivíduo das três doenças ao mesmo tempo, já que é feita com vírus atenuados da caxumba, da rubéola e do sarampo.

A vacina pode ser tomada após 12 meses de vida, devendo ter uma segunda dose com intervalo máximo de 3 meses. As duas doses são suficientes para imunizar crianças e adultos.

É muito importante ficar atento ao cartão de vacinas de seu filho para protegê-lo dessas e também de outras doenças. A tríplice viral é fornecida gratuitamente nos postos de saúde.

As gestantes não devem tomar a vacina.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *