Viroses: Dengue

A Dengue, assim como a Catapora, Varíola, Parodite, Raiva e a Poliomelite são enfermidades causadas por vírus. Conheça mais sobre elas visitando os artigos.

A dengue é conhecida dos brasileiros deste os tempos do Brasil-colônia, uma vez que tem origem africana e veio para o Brasil junto com os navios negreiros.

É hoje considerado um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, uma vez que não existe vacina para a doença e o controle de reprodução de seus vetores (o mosquito Aedes aegypti) é dificultado pelos hábitos intra-domiciliares do mosquito.

Sintomas

Existem 4 sorotipos do vírus da dengue: D1, D2, D3 e D4. Normalmente, ao ser picada pela primeira vez, a pessoa desenvolve os sintomas da dengue comum: febre, cansaço, dores musculares e dor de cabeça. Se for contaminada uma segunda vez, pode apresentar, além de todos os outros sintomas, a hemorragia, que caracteriza este tipo como Dengue Hemorrágica.

Transmição 

Aedes aegypti

Aedes aegypti. Fonte: pt.wikipedia.org

Dá-se através da picada do Aedes aegypti, mosquito de hábitos diurnos e intra-domiciliares.

Profilaxia

Ainda não existe vacina contra este vírus, sendo que a profilaxia consiste em evitar acúmulo de água parada (onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos, que precisam ser hidratados para se desenvolverem), mesmo em pequenos recipientes, como uma tampa de refrigerante ou uma casca de ovo. O uso de telas em janelas e portas e repelentes podem evitar a contaminação.

 

 

 

 

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *