Tamanduá

O tamanduá é um mamífero quadrúpede da ordem dos Desdentados. Têm focinhos muito estreitos e compridos, mas a boca é muito pequena. Dispondo de patas dianteiras fortes e providas de garras, cavam com elas os formigueiros ou cupinzeiros, neles introduzindo o focinho. Como a língua é longa e pegajosa, a ela as formigas aderem facilmente. Assim, eles capturam os insetos, que depois são engolidos ao retrair a língua.

Por dizimar os formigueiros com sua língua pegajosa, os tamanduás prestam um grande serviço à agricultura, já que as formigas são capazes de destruir plantações inteiras.

tamandua

Tamanduá-Bandeira

Os verdadeiros tamanduás são originários da América, porém há outros animais semelhantes a eles em estrutura e hábitos, como por exemplo, a équidna e o pangolin, que vivem na Oceania. Esses animais, entretanto, não são desdentados.

O Tamanduá-Bandeira

A maior espécie de tamanduá, o tamanduá-bandeira, vive na América do Sul. Chega a atingir cerca de 2 metros de comprimento e pode pesar até 40 kg, com uma cauda coberta de pelos compridos e que corresponde à terça parte de seu tamanho. É cinzento, com uma faixa negra no peito e ao redor dos ombros. Há uma grande desproporção entre seus olhos e as orelhas, e seu enorme focinho, por isso algumas pessoas costumam o comparar com um monstro.

São animais muito pacíficos e cautelosos. Caçam tanto durante o dia, como durante a noite. Sua visão é ruim, mas tem um olfato 40 vezes melhor que um humano. Dormem boa parte do tempo e a fêmea só tem um filhote por ano. A gestação de uma tamanduá tem a duração de 190 dias.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *