Principais Glândulas do Sistema Endócrino

Aqui no Cursinho Pré-Enem já falamos sobe o sistema endócrino, e iremos resumir mais acerca deste sistema e descrever as principais glândulas que o compões. O sistema endócrino é extremamente importante para o nosso corpo pois ele produz os hormônios do nosso corpo.

As glândulas que compõe este sistema secretam os hormônios em nossa corrente sanguínea, e, assim, eles passam a desempenhar muitos papéis. As glândulas existentes são a pineal, hipófise, tireoide, pâncreas, sexuais (ovários e testículos), paratireoides e suprarrenais.

Glândulas

Glândula Pineal

Situada no centro do cérebro, essa pequena glândula tem a função de controlar os ciclos diários de sono. A Glândula Pineal, que também pode ser chamada de conarium e epífase cerebral, está localizada no epitálamo, entre os dois hemisférios.

A melatonina, derivada da serotonina, é um hormônio que induz ao sono, secretado pela pineal durante a noite. A liberação desse hormônio é estimulado pela escuridão, já a claridade inibe a produção de melatonina.

Localização da Glândula Pineal.

Hipófise

Localizada sob o encéfalo e ligada ao hipotálamo, a hipófise  estimula ou inibe a ação de outras glândulas, além de controlar diretamente diversas funções metabólicas. Ela é dividida em duas regiões, uma posterior, chamada de neuro-hipófise, e outra anterior, a adeno-hipófise.

A neuro-hipófise  é responsável pela secreção de dois hormônios: a ocitocina, que atua sobre o útero, sendo responsável pelas contrações do parto, e sobre as glândulas mamárias, estimulando a secreção do leite; e o hormônio antidiurético (ADH), que controla o equilíbrio hídrico do organismo. Ele aumenta a reabsorção de líquidos, atuando sobre os rins.

A adeno-hipófise secreta vários hormônios, entre os quais estão a somatotrofina (GH), o hormônio folículo estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a prolactina e o hormônio tireotrófico (TSH).

O GH, conhecido como o “hormônio do crescimento”, é o que estimula o crescimento do corpo, já que a somatotrofina estimula a multiplicação celular e o desenvolvimento de tecidos.

O FSH atua sobre os ovários das mulheres, amadurecendo os folículos e estimulando a liberação de estrogênio. Já nos homens, o FSH estimula a produção de testosterona nos testículos.

O hormônio responsável pela ovulação nas mulheres e a produção de testosterona nos homens é o LH e o que estimula a produção de leite após o parto é a prolactina. O TSH é um hormônio que regula as atividades da tireoide, outra glândula do sistema endócrino.

Tireoide

Localizada na região frontal do pescoço, a tireoide secreta a tiroxina (T4), a triidoxina (T3), que regulam o metabolismo celular, e a calcitonina, que tem a função de  regular a concentração de cálcio, elemento importante para a contração muscular.

A falta de hormônios da tireoide causa uma conhecida doença, o hipotiroidismo, que diminui o metabolismo do corpo, causando aumento de peso e fadiga. Já o excesso desses hormônios causa o hipertiroidismo, que aumenta o metabolismo, causando perda de peso, aumento de apetite, agitação e taquicardia.

Paratireoides

São pequenas glândulas endócrinas ligadas à parte posterior da tireoide. Têm a função de secretar o paratormônio (PTH), que atua na regulação da concentração de cálcio no organismo.

Suprarrenais

As glândulas suprarrenais, também chamadas de adrenais, estão localizadas sobre os rins. São glândulas endócrinas, responsáveis pela liberação de aldosterona. A atuação deste hormônio atua no equilíbrio do balanço eletrolítico. Diminui a captação de glicose pelas células e aumenta a utilização da gordura.

As glândulas suprarrenais são divididas em duas regiões, uma externa, o córtex adrenal, e outra interna, a medula adrenal. O córtex é dividido em três partes:  glomerulosa, fasciculada e reticulada. A glomerulosa libera a aldosterona, e a fasciculada libera os glicocorticoides, principalmente o cortisol. Já a parte reticulada produz os hormônios androgênios.

Pâncreas

Localizado na região abdominal, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, o pâncreas é chamado de glândula mista, por possuir tanto funções endócrinas quanto exócrinas. Além de ser produtor de enzimas e proteínas, também produz glucagon, insulina e somatostatina.

A função endócrina é realizada por diversos conjuntos de células, chamadas de ilhotas de Langerhans, que são responsáveis pela produção da insulina e do glucagon. Ambos estão relacionados ao controle da concentração de glicose no sangue.

Ovários

São responsáveis por secretar o estrógeno e a progesterona (hormônios sexuais femininos). Uma das funções do estrógeno é regular o ciclo menstrual e desenvolver as características sexuais secundárias femininas, como os seios, por exemplo.

Já a progesterona tem a função de promover alterações necessárias para a possibilidade de uma gravidez. No útero, por exemplo, o hormônio promove a formação do endométrio, tecido sobre o qual o embrião se fixa.

Testículos

Esta glândula secreta a testosterona (hormônio sexual masculino). É a testosterona que desenvolve as características sexuais secundárias masculinas, tais como voz grossa e barba.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *