Viroses: Poliomielite ou Paralisia Infantil

A Poliomielite é uma virose, ou seja, doença causada por vírus, assim como outras doenças que já abordamos aqui no blog, incluindo a Rubéola, a Varíola, a Varicela e a Raiva. Para saber mais sobre estas doenças, visite os artigos.

A Paralisia Infantil é o nome pela qual a Poliomielite é mais conhecida. Isso se deve ao fato de uma incidência maior em crianças, principalmente as menores de 4 anos de idade. Mas isso não quer dizer que a doença não afeta também os adultos. Estes podem ser afetados pela doença, porém é mais raro do que nas crianças.

O vírus que causa a Poliomielite é o poliovírus, um microrganismo que vive no intestino e que é dividido em três tipos: tipo 1, tipo 2 e tipo 3. A infecção de um destes tipos de polioviros, quando resulta em imunidade, protege o indivíduo para toda a vida para aquele tipo específico, mas não necessariamente para os outros tipos. Ou seja, se uma pessoa é infectada pelo vírus tipo 1, por exemplo, ela fica imune a esse vírus, mas não está imune aos vírus do tipo 2 ou do tipo 3, podendo contrair a doença novamente.

Sintomas da Doença

Dependendo do tipo da poliomelite (que pode ser assintomática, abortiva, não paralítica com meningite e paralítica) os sintomas podem iniciar em dores de cabeça, febre, rigidez no pescoço e dor de garganta, até a paralisia parcial ou total dos músculos do corpo. Porém, esta forma mais grave da doença, onde ocorre a paralisia total ou parcial, ocorre em apenas 1% dos afetados.

Transmissão da Poliomielite

A transmissão se dá por via oral/fecal, ou seja, os vírus expelidos pelas fezes de pessoas infectadas podem chegar à boca e infectar outra pessoa. Normalmente acontece em lugares onde as condições de higiene são precárias. A doença também é mais comum nas crianças porque elas ainda não têm noção de higiene e podem contaminar-se com mais facilidade, através da mão suja ou contato com água e utensílios contaminados.

A poliomielite é prevenida através da vacinação

Profilaxia (Prevenção)

A doença pode ser prevenida através da vacina Sabin. Esta vacina é encontrada gratuitamente nos postos de saúde e todos os anos são feitas campanhas para a vacinação em massa das crianças. A vacina contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre quatro e seis anos de idade. Também é necessário vacinar-se em todas as campanhas. Não é administrada através de agulha, mas sim através de um líquido, chamado nas campanhas de “gotinha”. A campanha de vacinação contra a paralisia infantil tem até um mascote para incentivar as crianças, chamado de “Zé Gotinha”.

É dever dos pais ou responsáveis levar suas crianças para vacinar, deixando-as imunes às doenças. Verifique sempre o cartão de vacinas de seu filho e confira se as vacinas estão em dia.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *