Plantas Despoluidoras

Assim como a biorremediação por bactérias, a despoluição de solos pode ser feita também através de plantas, que têm capacidade de absorver componentes do solo.

Algumas plantas têm a capacidade de absorver metais do solo. Essas plantas podem ser usadas para a descontaminação de solos e água por metais pesados. Elas têm capacidade de solubilizar o metal, absorver o metal pelas raízes, transportar o metal das raízes para a sua parte aérea e reter o metal em seu tecido vegetal.

Pra Onde Vão as Plantas?

Depois de completarem seu ciclo de vida, absorvendo todo o metal possível do solo, as plantas são recolhidas e removidas daquela área. O poluente presente em seu tecido deve ser tratado de forma a não causar poluição em outros locais.

Microrganismos Transgênicos Para Biorremediação

biorremediacao com plantas

A biorremediação também pode ser feita com plantas

Há estudos sobre os microrganismos transgênicos que poderiam ser usados para a biorremediação. Porém, eles têm sido usados apenas para testes, já que é preciso ter uma preocupação para que os agentes anti-poluentes não se tornem invasores do ecossistema. Isso pode fazer até com que diminua a biodiversidade local.

Por isso, os estudos continuam sendo necessários, com testes que possam fazer o balanço do risco com o benefício biotecnológico.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *