Parasitoses Humanas: Veja Tudo o Que Você Precisa Saber.

Um dos principais temas cobrados no ENEM, a Parasitologia costuma tirar o sono de muitos vestibulandos. Neste post vamos falar sobre um dos principais temas cobrados e irei te apresentar quais são as principais parasitoses humanas e quais os animais que as causam.

Mas antes vamos falar um pouco sobre o que é Parasitologia?

Parasitologia: entenda de uma vez!

Parasitologia é o estudo dos parasitas e a suas relações com seus hospedeiros. A relação parasitária se baseia em um ser (parasita) que utiliza de outro (hospedeiro) ser para se manter vivo sem oferecer nada em troca (exemplo: bromélias que parasitam outras plantas usufruindo de sua seiva bruta).

No caso do ser humano, vários animais podem estabelecer essa relação parasitária, gerar sintomas e causar doenças; esses animais pertencem à diferentes filos e estabelecem diferentes relações: filo Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmínteos) e Arthropoda (artrópodes), do Reino Animal. 

Dependendo do ciclo de vida do parasito, ele pode ser categorizado como monóxenos ou heteroxenos: 

  • Monoxenos são parasitas que utilizam apenas um hospedeiro tanto para alimentação quanto para reprodução.
  • Heteroxenos são parasitas que utilizam dois ou mais hospedeiros para completar seu ciclo de vida, um hospedeiro intermediário (ocorre a reprodução assexuada do parasita) e um hospedeiro definitivo (ocorre a reprodução sexuada do parasita).

Doenças Causadas por Parasitas Protozoários (Protozoonoses)

Amebíase: Causada pelo protozoário Entamoeba histolytica.

Doença transmitida através da água contaminada com cistos. Uma pessoa contaminada ao defecar em local inapropriado, pode contaminar rios, lagos e lençóis freáticos com cistos desse parasita, ao ser ingerida, sem o devido tratamento, essa água contaminará outras pessoas perpetuando o ciclo do parasita.

A amebíase causa sintomas severos como diarreia, enfraquecimento e até ulcerações intestinais. Como profilaxia (medidas preventivas) temos a educação sanitária, tratamento das águas ou fervura da mesma antes do consumo.

barbeiro chagas

O Barbeiro é o vetor T. Cruzi, causador da Doença de Chagas

Doença de chagas: Causada pelo Trypanosoma cruzi , um protozoário flagelado encontrado em fezes de barbeiros.

A infecção pelo T. cruzi ocorre quando o barbeiro (que é vetor da doença) pica o ser humano e, ao mesmo tempo, defeca onde picou. Essa doença possui dois estágios: o agudo e o crônico. O estágio agudo pode apresentar sintomas moderados (como febre, mal-estar, fadiga, diarreia, surgimento de nódulos, aumento do fígado e baço) ou nenhum sintoma.  

O estágio crônico pode aparecer, até anos após a infecção, se os sintomas da fase aguda persistirem e não forem tratados. Nesse estágio as principais queixas são: constipação, dor no abdômen, dificuldade para deglutição e batimentos cardíacos de forma irregular.

Durante o estágio agudo ainda há tratamento para doença, porém ao atingir o estágio crônico, não há medicamentos que cure o paciente, apenas que impeça a doença de progredir. Para prevenir a doença é necessário um controle do transmissor da mesma (barbeiro).

Leishmaniose tegumentar americana: causada pela Leishmania brasiliensis, um protozoário flagelado e é transmitida pelo Lutzomyia popularmente conhecido como mosquito-palha.

Dente os sintomas causados por essa doença, estão ulcerações faciais (boca, nariz, etc), ulcerações nos membros superiores e inferiores e necrose do tecido conjuntivo. A profilaxia dessa doença se baseia no combate do mosquito-palha (vetor da doença).

Giardíase: é uma doença causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.

Essa doença pode ser contraída ao ingerir água ou alimentos contaminados com o cisto desse parasita. Estes cistos são eliminados nas fezes humanas após o protozoário completar seu ciclo. Os sintomas que ocorrem nessa infecção são: cólicas intestinais e diarreia. Como profilaxia tem se a educação sanitária, tratamento de água e correta higienização de alimentos.

Malária: causado pelo protozoário esporozoário Plasmodium vivax.

A malária é uma doença facilmente reconhecida por ter como sintoma picos de febre em intervalos de tempo. Além disso, outros sintomas causados por essa doença são: anemia e lesões em órgãos como baço e fígado. O parasita é transmitido pela picada da fêmea do mosquito-prego (Anopheles).

Toxoplasmose: Causada pelo protozoário esporozoário Toxoplasma gondii.

Pode ser adquirida ao ingerir água e carne contaminada com os cistos do T. gondii. Ao ser infectado, o indivíduo pode apresentar diversos sintomas e dentre eles, os principais são: calcificações cerebrais e alteração do volume craniano.

Gostou desse texto? Ficou com alguma dúvida? Corre e comenta aqui nos comentários que vamos ter o maior prazer em te ajudar nessa fase de vestibular. Aproveita e fica de olho nos outros textos aqui do blog, estamos sempre publicando novos resumos para te ajudar nos estudos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *