Parasitoses Humanas: Veja Tudo o Que Você Precisa Saber.

Um dos principais temas cobrados no ENEM, a Parasitologia costuma tirar o sono de muitos vestibulandos. Neste post vamos falar sobre um dos principais temas cobrados e irei te apresentar quais são as principais parasitoses humanas e quais os animais que as causam.

Mas antes vamos falar um pouco sobre o que é Parasitologia?

Parasitologia: entenda de uma vez!

Parasitologia é o estudo dos parasitas e a suas relações com seus hospedeiros. A relação parasitária se baseia em um ser (parasita) que utiliza de outro (hospedeiro) ser para se manter vivo sem oferecer nada em troca (exemplo: bromélias que parasitam outras plantas usufruindo de sua seiva bruta).

No caso do ser humano, vários animais podem estabelecer essa relação parasitária, gerar sintomas e causar doenças; esses animais pertencem à diferentes filos e estabelecem diferentes relações: filo Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmínteos) e Arthropoda (artrópodes), do Reino Animal. 

Dependendo do ciclo de vida do parasito, ele pode ser categorizado como monóxenos ou heteroxenos: 

  • Monoxenos são parasitas que utilizam apenas um hospedeiro tanto para alimentação quanto para reprodução.
  • Heteroxenos são parasitas que utilizam dois ou mais hospedeiros para completar seu ciclo de vida, um hospedeiro intermediário (ocorre a reprodução assexuada do parasita) e um hospedeiro definitivo (ocorre a reprodução sexuada do parasita).

Doenças Causadas por Parasitas Protozoários (Protozoonoses)

Amebíase: Causada pelo protozoário Entamoeba histolytica.

Doença transmitida através da água contaminada com cistos. Uma pessoa contaminada ao defecar em local inapropriado, pode contaminar rios, lagos e lençóis freáticos com cistos desse parasita, ao ser ingerida, sem o devido tratamento, essa água contaminará outras pessoas perpetuando o ciclo do parasita.

A amebíase causa sintomas severos como diarreia, enfraquecimento e até ulcerações intestinais. Como profilaxia (medidas preventivas) temos a educação sanitária, tratamento das águas ou fervura da mesma antes do consumo.

barbeiro chagas

O Barbeiro é o vetor T. Cruzi, causador da Doença de Chagas

Doença de chagas: Causada pelo Trypanosoma cruzi , um protozoário flagelado encontrado em fezes de barbeiros.

A infecção pelo T. cruzi ocorre quando o barbeiro (que é vetor da doença) pica o ser humano e, ao mesmo tempo, defeca onde picou. Essa doença possui dois estágios: o agudo e o crônico. O estágio agudo pode apresentar sintomas moderados (como febre, mal-estar, fadiga, diarreia, surgimento de nódulos, aumento do fígado e baço) ou nenhum sintoma.  

O estágio crônico pode aparecer, até anos após a infecção, se os sintomas da fase aguda persistirem e não forem tratados. Nesse estágio as principais queixas são: constipação, dor no abdômen, dificuldade para deglutição e batimentos cardíacos de forma irregular.

Durante o estágio agudo ainda há tratamento para doença, porém ao atingir o estágio crônico, não há medicamentos que cure o paciente, apenas que impeça a doença de progredir. Para prevenir a doença é necessário um controle do transmissor da mesma (barbeiro).

Leishmaniose tegumentar americana: causada pela Leishmania brasiliensis, um protozoário flagelado e é transmitida pelo Lutzomyia popularmente conhecido como mosquito-palha.

Dente os sintomas causados por essa doença, estão ulcerações faciais (boca, nariz, etc), ulcerações nos membros superiores e inferiores e necrose do tecido conjuntivo. A profilaxia dessa doença se baseia no combate do mosquito-palha (vetor da doença).

Giardíase: é uma doença causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.

Essa doença pode ser contraída ao ingerir água ou alimentos contaminados com o cisto desse parasita. Estes cistos são eliminados nas fezes humanas após o protozoário completar seu ciclo. Os sintomas que ocorrem nessa infecção são: cólicas intestinais e diarreia. Como profilaxia tem se a educação sanitária, tratamento de água e correta higienização de alimentos.

Malária: causado pelo protozoário esporozoário Plasmodium vivax.

A malária é uma doença facilmente reconhecida por ter como sintoma picos de febre em intervalos de tempo. Além disso, outros sintomas causados por essa doença são: anemia e lesões em órgãos como baço e fígado. O parasita é transmitido pela picada da fêmea do mosquito-prego (Anopheles).

Toxoplasmose: Causada pelo protozoário esporozoário Toxoplasma gondii.

Pode ser adquirida ao ingerir água e carne contaminada com os cistos do T. gondii. Ao ser infectado, o indivíduo pode apresentar diversos sintomas e dentre eles, os principais são: calcificações cerebrais e alteração do volume craniano.

Gostou desse texto? Ficou com alguma dúvida? Corre e comenta aqui nos comentários que vamos ter o maior prazer em te ajudar nessa fase de vestibular. Aproveita e fica de olho nos outros textos aqui do blog, estamos sempre publicando novos resumos para te ajudar nos estudos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *