Oxigênio

Indispensável à vida de animais e vegetais, o oxigênio pode ser por isso considerado o mais importante dos gases. É o elemento químico mais abundante na Terra; como gás, ele ocupa 20% da atmosfera enquanto combinado com outros elementos constitui metade da crosta terrestre e quase 90% da água dos oceanos.

Gás incolor e inodoro, o oxigênio é obtido comercialmente pela destilação do ar líquido. Encontra ampla utilização nos mais variados setores industriais. Serve como propelente para foguetes, é empregado em soldas para metais. Na medicina é importante para a reavivação de pessoas asfixiadas ou com parada cardíaca, pois o oxigênio é a parte do ar aproveitada na respiração.

molecula da agua

Veja a aprticipação do oxigênio na molécula da água

O oxigênio (símbolo químico O) liquefaz-se a -183ºC e passa ao estado sólido a -218ºC. Possui número atômico 8 e peso atômico 16. Comumente aparece na fórmula molecular O2, mas é conhecida também a fórmula O3 (ozônio), importante para a purificação das águas.

A Descoberta do Oxigênio

Por muito tempo pensou-se que o ar fosse um elemento químico: somente no fim do século XVIII reconheceu-se que é uma mistura cujo componente principal é o oxigênio. O oxigênio foi descoberto em 1772 por Scheele e por Priestley em 1774, independentemente. Mas coube a Lavoisier relacionar esse gás com a combustão e a respiração.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *