Os Ossos

Constituídos por uma substância dura e esbranquiçada, os ossos aparecem unidos, no esqueleto dos animais vertebrados, pelas articulações. Além de suporte do corpo, eles servem de alavanca para os músculos. De acordo com a forma podem ser longos, chatos ou curtos. Alguns conjuntos de ossos protegem órgãos, como o crânio, que protege o cérebro. Osteologia é a ciência que estuda os ossos.

Formados por dois tipos de tecido (compacto e esponjoso), os ossos são envolvidos por uma membrana denominada periósteo. Nas articulações, contudo, o periósteo não aparece: então os ossos são recobertos por cartilagem. Os ossos consistem sobretudo de matérias minerais (cálcio e fósforo principalmente, e algum magnésio). Podem sofrer fraturas, mas não são capazes de regenerarem a ligação desde que as extremidades da fratura sejam unidas de maneira adequada, durante o tempo necessário.

Os Ossos do Corpo Humano

esqueleto

Esqueleto humano

No corpo humano existem 211 ossos. As partes esponjosas de seus tecidos apresentam uma substância gordurosa vermelha, o tutano, onde se encontram vasos sanguíneos responsáveis pela produção de certos corpúsculos do sangue.

Doenças dos Ossos

A principal patologia associada aos ossos são as fraturas. Mas além desses traumas, existem doenças degenerativas relacionadas aos ossos, como escoliose, lordose, cifose e a osteoporose, doença mais conhecida, que é causada pela perda de minerais nos ossos. A osteopenia é uma doença causada por perda de massa óssea, diminuindo a quantidade de sais de cálcio e fosfato nos ossos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *