Os Minerais

As matérias animal e vegetal consistem de substância viva ou que foi viva. Já as de origem mineral não têm vida e, se provêm de organismos vivos, estão suficientemente modificadas nos seus contatos com a origem. É o que acontece com o carvão-de-pedra e o petróleo.

Alguns minerais são compostos de elementos simples, como o cobre, o ouro, a platina e o enxofre. Outros são formados de dois ou mais elementos, como a mica (silicato de alumínio e de metais alcalinos) e o quartzo (óxido de silício).

Os verdadeiros minerais, não sendo constituídos de substâncias vivas, são chamados inorgânicos. A maioria dos minerais é de constituição metálica, e entre os não-metálicos incluem-se a grafita, o quartzo e o enxofre. São de muita importância a descoberta e a identificação dos minerais, pois diversos deles são utilizados na fabricação de objetos de uso diário. Mais de 2000 minerais já foram classificados pelos cientistas, apesar de ser de apenas trinta o número dos mais comumente encontrados na maioria das rochas.

diamante

O diamante é o mineral mais duro que existe

Identificação dos Minerais

Na sua forma pura, um mineral é homogêneo, isto é, todas as suas partes têm a mesma composição. Quando os pesquisadores querem identificar um mineral, costumam examinar determinadas características do mesmo, como a dureza, a cor e a quantidade de luz que pode atravessá-lo.

A dureza, por exemplo, é medida em uma escala, chamada escala de Hohs, na qual o talco, o mineral mais mole, é o número 1, e o diamante, o mais duro, é o número 10. A dureza de um mineral pode ser aproximadamente determinada, sem a ajuda de instrumentos científicos. Se se consegue riscar um mineral com as unhas, é sinal de que ele tem a dureza 2,5 mais ou menos. Já um pedaço de vidro pode riscar um mineral de dureza 5,5 e a lâmina de uma faca, um de dureza 6,5.

Outra maneira de identificar um mineral é pelo exame de seus cristais. As minúsculas partículas, na maioria dos minerais, estão arranjadas em forma de cristais. Cada substância apresenta uma maneira definida de cristalizar-se, isto é, cristaliza em uma das conhecidas formas que constituem os sistemas cristalinos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *