Os Lagartos

Os lagartos são répteis pertencentes à ordem Squamata e à subordem Lacertilios. Atualmente já se conhecem mais de 3000 espécies de lagartos, variando enormemente em tamanho, forma, cor e hábitos. Em geral, os lagartos possuem pernas providas de patas de cinco dedos com garras. Em algumas espécies, as pernas são pequenas e em outras elas não existem. Muitos lagartos vivem em terra, mas há os que sobem em árvores e os que se enterram na areia.

Alimentam-se de insetos, larvas, peixinhos e pequenos mamíferos. Reproduzem-se através de ovos, mas há espécies que dão à luz filhotes já formados. Algumas espécies ajudam a incubação dos ovos com o calor do corpo, mas a maioria deixa os ovos chocarem ao sol.

lagarto

Saiba mais sobre os lagartos

As Espécies de Lagartos

Apesar da aparência assustadora dos lagartos, existem só duas espécies venenosas: o “monstro-de-gila”, do sudoeste norte-americano, e o heloderma horridum, que habita o México e a América Central.

Bastante diferentes dos lagartos típicos são os amphisbaenidae (também chamados “cobras-de-duas-cabeças”) que vivem nas regiões tropicais da América e da África. Eles enterram-se em terra fofa e podem mover-se para a frente e para trás com a mesma facilidade, movimentando-se como as minhocas. Seus olhos e ouvidos são escondidos pela pele excessivamente crescida e coberta por escamas.

Nas Índias Orientais, vive uma espécie de lagarto que chega a ter 3 metros de comprimento e 100 quilos de peso; é o chamado “dragão-de-komodo”, o maior lagarto conhecido. Outra espécie curiosa é o camaleão, de apenas 15 centímetros, que vive nas árvores. Ele possui longos dedos em forma de pinça, cauda longa e preênsil, olhos que podem se mover em sentidos independentes. Sua língua é muito comprida. A principal característica desse pequeno lagarto é a capacidade que tem sua pele de mudar de cor para confundir-se com o meio ambiente. Dessa forma, o camaleão torna-se verde no meio das folhas e cinzento nos troncos e galhos secos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *