O Solo

As rochas existem na superfície da Terra transformando-se em pedaços cada vez menores até virarem pequenas partículas de areia. Essa desintegração pode ser causada por diversos fatores, tais como a ação do  calor do sol, que durante o dia dilata as rochas, as quais, ao se contraírem com a frieza da noite, tornam-se mais fracas e partem-se; a infiltração e a evaporação das águas das chuvas e dos rios; e as reações químicas constantemente ocorridas entre os minerais existentes nas rochas e o oxigênio, a água e os ácidos que estão presentes na atmosfera.

Levadas pelos ventos e pelas águas, essas partículas vão se acumulando, pouco a pouco, na superfície até constituírem-se camadas, muitas vezes longe dos locais onde se originaram os fragmentos.

Sobre esse material acumulado brotaram certos vegetais que, ao morrerem, depositam na superfície compostos orgânicos chamados húmus. Antes de adquirir uma certa quantidade desses elementos orgânicos, as camadas de partículas ainda não pode receber a denominação de solo.

Características dos Solos

solo

O solo é um dos recursos naturais mais importantes para a vida humana

As características dos diversos tipos de solo existentes no mundo dependem, sobretudo, das condições climáticas e da natureza das rochas das região em que se formaram.

Nas zonas frias, onde a vegetação predominante é a tundra, o solo é pobre e permanece parte do ano coberto de gelo. Por isso, presta-se apenas ao cultivo de pastagens.

Nas regiões áridas, os solos – geralmente muito pobre de húmus -são influenciados pela ação violenta de calor do Sol e pela escassez de água.

Nos trópicos, cujo clima é quente e úmido, predominam os solos chamados lateríticos, resultantes de rocha (lateritos) ferruginosas, que contêm hidróxido de alumínio.  

As pradarias típicas das zonas semi-áridas, úmidas e sub-úmidas caracterizam-se pelos solos escuros onde crescem numerosas variedades de gramíneas. Mas, além desses, existem outros tipos de solo, que não correm em grandes áreas contínuas, como, por exemplo, os solos sobre rochas calcárias.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *