O Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso é responsável por capacitar o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), e induzir o corpo a responder às variações para que seja mantido o equilíbrio natural do corpo (homeostase).

O Sistema Nervoso se divide em dois tipos de células: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia). Os neurônios são responsáveis por recepcionar e transmitir os estímulos do meio externo ou interno, para que o organismo execute as respostas adequadas para a manutenção da homeostase. A a irritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade são propriedades dos neurônios que o possibilitam executar suas funções. A irritabilidade é o que capacita as células a responder a estímulos e a condutibilidade é responsável por conduzir esses estímulos por uma onda de excitação – chamada de impulso nervoso.

Neurônios

Um neurônio é composto por um corpo celular (onde se encontram o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axônios.

Neurônio

Neurônio

Os dendritos são chamados de “antenas” dos neurônios, pois são eles os responsáveis por receptar os estímulos. Geralmente são prolongamentos muito ramificados. Os prolongamentos responsáveis por conduzir esses impulsos nervosos são os axônios. Geralmente são bem longos e podem se ramificar. Essas ramificações são chamadas de colaterais. Os axônios têm um início, um meio e um fim. Esse fim é chamado de terminal axonal, é o local onde o axônio entra em contato com outros neurônios e passa a informação (impulso nervoso) para eles. Essa região onde ocorre a passagem do impulso nervoso de um neurônio para a célula ao lado chama-se sinapse.

Sistema Nervoso: Central e Periférico

Os corpos celulares dos neurônios são geralmente encontrados em áreas restritas do sistema nervoso, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gânglios nervosos, localizados próximo da coluna vertebral.

Os nervos são prolongamentos dos neurônios, que partem do Sistema Nervoso Central, constituindo o Sistema Nervoso Periférico (SNP).

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *