O Sistema Endócrino

O Sistema Endócrino  é constituído pelas glândulas endócrinas, assim chamadas por serem responsáveis pela liberação de hormônios na nossa corrente sanguínea, diferentemente das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo. Os hormônios são substâncias químicas responsáveis pelo controle da maioria das nossas funções biológicas. O sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas. São elas: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens).

Sistema endócrino

Algumas glândulas que fazem parte do Sistema Endócrino

A homeostase, que nada mais é do que o equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo animal é regulada pela ação dos hormônios. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo.

As células alvo possuem proteínas chamadas de receptores hormonais, que podem estar nas membranas ou no interior das células. Esses receptores hormonais combinam-se a um tipo específico de hormônio, ou seja, cada tipo de hormônio se une apenas a células que tenham receptores complementares aos seus, sendo que a estimulação hormonal ocorre somente se houver essa combinação correta.

A síntese de proteínas, a atividade de algumas enzimas e a permeabilidade da membrana plasmática são algumas das reações estimuladas pela produção de monofosfato de adenosina cíclico (AMP cíclico), uma reação química provocada pela ação dos receptores hormonais.

O crescimento do corpo é resultado dessas reações, que aumentam a velocidade da divisão celular e da síntese de proteínas, ocasionando o crescimento do organismo, como no efeito do hormônio do crescimento sintetizado pela hipófise. A entrada de glicose na célula, a oxidação do alimento, o aumento do desejo sexual, etc., também são efeitos causados pela reação dos hormônios.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *