O Fígado

O fígado é a maior glândula do corpo dos vertebrados. No homem, é encontrado na parte superior do abdômen, abaixo do diafragma. De cor vermelho-escura e pesando aproximadamente 1.500 gramas, divide-se em duas partes ou lobos (o lobo direito é maior que o esquerdo). Suas células, organizadas em torno das veias centrais, formam cilindros, os lóbulos hepáticos.

Suas múltiplas funções são de extrema importância para o funcionamento geral do organismo. Elas estão ligadas ao armazenamento e filtragem do sangue (função vascular), à produção e liberação da bílis (função secretora) e ao metabolismo geral (funções metabólicas). Entre os lóbulos hepáticos encontram-se ramificações de veias, artérias e canais biliares. A veia porta traz sangue do intestino e do baço para o fígado, onde substâncias tóxicas, como a nicotina e a cafeína, são transformadas e eliminadas.

figado

Localização do fígado

Com as substâncias retiradas do sangue, as células hepáticas produzem um líquido de cor amarela e sabor amargo, a bílis ou fel, que sai do fígado pelo canal hepático, ligado ao canal cístico da vesícula biliar. Juntos, eles formam o canal biliar comum, ou colédoco, que desemboca no duodeno. Aí os sais biliares emulsionam as partículas de gordura, possibilitando, dessa maneira, sua absorção pelo intestino.

As funções do fígado ligadas ao metabolismo envolvem a transformação dos açúcares ingeridos em glicose e seu armazenamento; transformação rápida de gorduras ou lipídeos; produção e transformação de colesterol em substâncias úteis para a fabricação de hormônios, a transformação de proteínas, com formação de ureia e outros compostos; o armazenamento de vitaminas e ferro; e a produção de substâncias coagulantes.

Doenças do Fígado

As doenças mais comuns do fígado são as cirroses, causadas por alcoolismo crônico, deficiências alimentares, hepatite, reações alérgicas, insuficiência cardíaca, etc. Inflamações e cânceres também ocorrem, enquanto que na vesícula é comum a formação de precipitados conhecidos como cálculos biliares.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *