O Cérebro Humano

Através dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro as mensagens provenientes de todas as partes do corpo. Por sua vez, o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas, fazendo com que executem ações. Assim, quando uma pessoa sofre uma queimadura no dedo, a dor é um aviso que o tato envia ao cérebro; este então transmite outro sinal aos músculos, que reagem retirando a mão de perto do fogo.

O cérebro, portanto, além de ser o responsável pelo raciocínio, controla todas as reações do ser humano. Com a medula espinhal, ele forma o sistema nervoso central. O cérebro de uma pessoa adulta pesa, em média, um quilo e apresenta forma ovoide. É composto de dois hemisférios separados na linha mediana por uma depressão e ligados por feixes de fibras nervosas. Os hemisférios dividem-se em quatro partes chamadas lobos (frontal, parietal, occipital e temporal).

Características Físicas

cerebro

O cérebro humano é dividido em dois hemisférios

A camada superficial dos hemisférios, de cor acinzentada, (massa cinzenta), apresenta dobras profundas chamadas circunvoluções, que dão ao cérebro o aspecto externo de uma noz. É formada por células nervosas responsáveis pelas principais funções cerebrais. Embaixo dela encontra-se a massa branca, um conjunto de fibras nervosas que ligam as diferentes partes do cérebro aos nervos do corpo.

Sobre o soalho ósseo do crânio, situa-se o bulbo raquidiano, controlador das ações básicas que, em geral, não chegam à consciência, como a batida do coração e a respiração: essas funções são realizadas automaticamente, independentes da vontade. O cerebelo é um lobo localizado acima do bulbo e suas funções estão relacionadas com os movimentos voluntários: é responsável pelo equilíbrio e pela coordenação motora, capacitando o homem às ações automáticas.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *