Níveis Tróficos

O conjunto biótico (animais e vegetais) de um mesmo ecossistema, e que possui semelhantes hábitos alimentares é chamado de nível trófico, ou nível alimentar. Esses componentes são classificados conforme sua forma nutricional, sendo autótrofos ou heterótrofos.

Autótrofos – são seres que produzem seu próprio alimento, como as plantas que obtêm nutrientes através da fotossíntese, que é a conversão da matéria inorgânica em matéria orgânica, na presença de energia solar.

Heterótrofos– não são capazes de sintetizar seu próprio alimento. Estes seres obtêm nutrientes através do hábito alimentar (ingestão, digestão e absorção). Os invertebrados e os vertebrados fazem parte desse grupo.

A Cadeia Alimentar

A cadeia alimentar é dividida em níveis tróficos, de acordo com o tipo de alimentação de cada indivíduo. No primeiro nível, estão os produtores, que são os autótrofos, ou que produzem seu próprio alimento, como as plantas, as algas e algumas bactérias.

No segundo nível trófico da cadeia alimentar estão os consumidores primários, que são os heterótrofos, ou seja, não são capazes de sintetizar seu próprio alimento, dependendo assim, dos produtores para sua alimentação. São os herbívoros, animais que se alimentam exclusivamente de plantas.

Já os carnívoros, que se alimentam de outros animais, são chamados de consumidores secundários, e estão no terceiro nível trófico da cadeia alimentar, por se alimentarem dos consumidores primários, que por sua vez, se alimentam dos produtores.

Se houverem mais níveis na cadeia, ou seja, se houverem animais que se alimentam dos consumidores secundários, serão chamados de consumidores terciários, e assim por diante, se houver.

Exemplo de Cadeia Alimentar

cadeia alimentar

Cadeia alimentar

Observe a foto ao lado como exemplo. Nesta cadeia alimentar, as plantas do fundo são as produtoras, pois sintetizam seu próprio alimento. Os caramujos são os consumidores primários, pois se alimentam das plantas. Os lambaris, que se alimentam dos caramujos, são chamados de consumidores secundários, enquanto os peixes maiores são chamados de consumidores terciários, por se alimentarem dos lambaris. As aves da margem comem os peixes maiores, por isso são os consumidores quartenários.

Os Decompositores

Os decompositores estão no último nível da cadeia alimentar, estão no topo da cadeia. São as bactérias e fungos, que se alimentam de matéria morta, decompondo esta matéria, que retorna ao meio ambiente, sendo reutilizado na síntese orgânica pelos produtores autotróficos, o que prova que nem sempre os maiores e mais fortes ganham na briga pela sobrevivência.

Existem também os seres onívoros, que se alimentam de plantas e carnes, como o homem, por exemplo. Estes seres podem estar em diversos níveis da cadeia, dependendo do tipo de alimentação que ele tem no momento.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *