Monotremos

Os mamíferos de organismo mais primitivo são chamados de monotremos. Eles ainda podem ser encontrados na Oceania e algumas ilhas do Pacífico. São eles o ornitorrinco e o équidna, pertencentes, respectivamente, às famílias dos Ornithorhynchidae e Tachyglossidae.

Animais de pequeno porte, os monotremos possuem esqueletos primitivos e são ovíparos, isto é, se reproduzem por meio de ovos. As fêmeas alimentam os filhotes com o leite existente em certas glândulas que, no entanto, não formam mamas verdadeiras.

ornitorrinco

Ornitorrinco

Características Físicas

Os ornitorrincos possuem patas curtas e pés de cinco dedos unidos por uma membrana natatória. Sua cabeça é pequena e o focinho termina em forma de bico de pato. Esses mamíferos alimentam-se de crustáceos, moluscos e larvas, e costumam sair durante o dia para caçar suas presas.

Os équidnas ou taquiglossídeos, cujo corpo é coberto de espinhos, têm boca estreita e mandíbulas pequenas. Têm hábitos noturnos e alimentam-se de cupins e formigas, que apanham com a língua viscosa. Vivem em tocas escavadas entre raízes de árvores.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *