Migração

Os deslocamentos de grupos humanos, ou migrações, são causados por razões de ordem econômica, política, religiosa, racial, etc. No estudo das migrações distinguem-se dois tipos: a migração internacional e a migração interna. Exemplos característicos de migração internacional são os deslocamentos de trabalhadores portugueses, espanhóis e italianos para a França e Alemanha, e os realizados por mexicanos e canadenses para os Estados Unidos.

No Brasil, as maiores correntes migratórias originam-se das regiões semiáridas e subdesenvolvidas do nordeste: deu-se isso no ciclo da mineração, no ciclo do café, na extração da borracha amazônica. Depois de 1935, essas migrações tiveram por alvo sobretudo São Paulo. Uma massa contínua de emigrantes tem se dirigido para São Paulo, vinda do Nordeste, da Bahia e do norte de Minas Gerais.

Migrações no Reino Animal

No reino animal as migrações são causadas por alterações no suprimento de alimentos que as mudanças de temperatura do ambiente acarretam, por problemas de superpopulação, acasalamento, desova.

migracao de passaros

Os pássaros migram em grandes bandos

Inúmeras aves deslocam-se regularmente de uma região para outra com a mudança das estações, seguindo rotas bem definidas de verão e inverno. As que passam o verão no Ártico e regiões temperadas do hemisfério Norte, como algumas espécies de andorinhas, migram para o sul no inverno, onde a alimentação é mais fácil nessa época, e retornam na primavera. Pela mesma razão, alces e veados que vivem nas altas montanhas de regiões frias migram para altitudes menores durante o inverno. E rebanhos de antílopes e zebras se deslocam pela África em busca de melhores pastagens.

O aumento populacional também provoca migração, como ocorre com alguns insetos, como o gafanhoto que, em condições de superpopulação e escassez alimentar, realizam grandes e devastadoras migrações.

Nos peixes ocorrem deslocamentos migratórios para desova, da água salgada para a água doce, como fazem o salmão e algumas trutas, enquanto a enguia de água doce inverte esse processo. Também para desovar, o bacalhau e o arenque migram para as praias.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *