Infecções causadas por microrganismos

As infecções ocorrem quando um microrganismo patogênico, ou seja, um ser microscópico maléfico à saúde humana, invade o nosso organismo. Qualquer órgão está sujeito a esta invasão. Geralmente, a “porta” de entrada desses seres são ferimentos na pele e mucosas, como boca e nariz.

Estando um microrganismo em nosso corpo, ele pode causar infecções na pele, como furúnculos, infecções generalizadas, que se espalham por todo o corpo através da corrente sanguínea (septicemia), ou infecções em uma determinada região, como a meningite, que é uma infecção da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal.

As infecções intestinais, geralmente estão relacionadas à presença de microrganismos no intestino. Eles chegam ao intestino através de alimentos e bebidas. Por isso é tão importante ter atenção com a alimentação. Alimentos estragados, mal conservados, ou mal lavados podem trazer doenças sérias.

salada

Alimentos estragados ou mal lavados são a principal forma de entrada de microrganismos no corpo

Os vírus, um desses seres microscópicos, podem infectar a conjuntiva, que é a membrana que recobre o olho, causando inflamação no local e podendo se espalhar através da corrente sanguínea, causando doenças como sarampo e varíola.

A maioria das doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, a gonorréia e a AIDS, são causadas por microrganismos que invadem o organismo através da mucosa genital.

Como combater essa ameaça ao corpo?

Sabemos que os microrganismos estão em toda parte, só não podemos ver. Então, se estamos em contato com estes pequenos seres o tempo todo, como não ficamos sempre doentes?

Nosso organismo conta com o sistema imunológico para combater essas doenças. Graças a este sistema, que é ativado sempre que um corpo estranho invade nosso organismo, não vivemos doentes. Sem o sistema imune, nós somos seres muito frágeis ao meio ambiente, mas como nosso organismo é muito bem feito, conseguimos viver bem, mesmo em contato com os microrganismos o tempo todo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *