Indivíduos Híbridos

Todos os genitores passam a seus descendentes alguma de suas características. Essa é a base da hereditariedade e sobre ela o homem apoia seus esforços para a obtenção de melhores espécies de animais ou plantas. Escolhendo produtores com as características que desejam conservar, os criadores gradualmente estabelecem grupos de plantas ou animais que mantenham esses traços. Por exemplo:carneiros com boa produção de lã, milhos que apresentam espigas maiores, etc.

Considera-se híbrido o animal ou planta obtido através do acasalamento de dois genitores de variedades, raças e até espécies diferentes. Da hibridação podem resultar descendências com novas combinações de traços. Se os genitores forem muito diferentes, seus descendentes podem ser estéreis, como a mula. Entretanto, a hibridação entre duas variedades da mesma espécie, frequentemente produz descendentes férteis.

Genes Híbridos

O termo híbrido também pode referir-se a um ou alguns pares de genes desiguais num indivíduo. Quando, por exemplo, em um par de genes, um é dominante e o outro recessivo. Os híbridos podem ser produzidos também por mutação, isto é, modificações genéticas ocorridas nas células reprodutoras.

mula

A mula é um exemplo de animal híbrido estéril, resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento

Obtidos os híbridos, o criador inicia a segunda fase do programa: a seleção dos melhores indivíduos para a reprodução. Assim, elevam-se os índices de qualidade e quantidade, pois os melhores descendentes podem ser superiores a seus pais em peso e resistência a doenças.

O morango cultivado, por exemplo, é um resultado de um cruzamento de variedades silvestres e apresenta fruto maior e mais saboroso. Através de cruzamentos, os fazendeiros criaram rebanhos de gado com maior produção de leite, carneiros para melhores tosquias, etc. A hibridação em animais é mais difícil e limitada do que em plantas porque, além da probabilidade de descendentes estéreis, é também possível que a própria descendência seja inviável, isto é, não tenha condições de sobrevivência.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *