Funções da Proteínas

Catalisar reações, estruturar partes do corpo, regular o metabolismo e atuar no sistema imunológico, são algumas das funções das proteínas em nosso corpo. A condensação de α-aminoácidos (substâncias formadas por uma ligação peptídica entre um grupo amino e um grupo carboxílico, formando um grupo amida) dá origem a uma macromolécula chamada proteína.

Vejamos então as suas funções no organismo:

  • Estrutural – A maioria das estruturas do corpo, como fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele, são constituídas de proteínas. Um exemplo é a melanina, proteína responsável por dar cor aos cabelos e à pele.
  • Catalizadores – Algumas reações, intra ou extracelulares, precisam ser aceleradas no organismo. As enzimas são responsáveis por esta aceleração, que é de extrema importância para o funcionamento normal do organismo. A reação de formação do ácido carbônico, que mantém o pH do sangue constante, é acelerada pela enzima anidrase carbônica. Sem ela a reação demoraria 10 milhões de vezes mais, prejudicando a manutenção da vida.
  • Reguladores do metabolismo: Hormônios – As proteínas são responsáveis por controlar várias funções do organismo, como a quantidade de glicose produzida, por exemplo, que é controlada pela proteína insulina. O diabetes é provocado pela falta dessa proteína.
  • Sistema imunológico: Anticorpos – As imunoglobulinas, que ajudam a prevenir e combater algumas doenças e infecções, estão na classe de proteínas chamada de gamaglobulinas, que é encontrada no plasma sanguíneo.
proteinas

As proteínas participam de várias funções no nosso corpo

As Fontes de Proteínas

As proteínas são formadas por 20 aminoácidos, mas nem todos são sintetizados pelo nosso organismo, é o caso da fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina, os chamados aminoácidos essenciais. Por isso, esses aminoácidos devem ser ingeridos através da alimentação.

As leguminosas como feijão, milho, lentilha, arroz, frutas e verduras, são fontes incompletas de proteínas, já que não possuem todos os aminoácidos necessários. Já as carnes, peixes, ovos, laticínios (leite, queijo, iogurte), trigo integral, nozes, soja, germe de trigo, castanha-do-pará e amendoim são fontes completas de proteínas.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *