Eutanásia

A eutanásia é um assunto muito polêmico, pois tem seus prós e contras. Tanto na bioética, como no biodireito, esse assunto é muito discutido. Mas o que vem a ser a eutanásia? É uma forma de acabar com o sofrimento de um paciente terminal, agilizando sua morte. Este recurso só é praticado com a permissão do próprio paciente ou da sua família. É realizada por um médico, sem causar nenhum tipo de dor ao paciente.

Eutanásia

Eutanásia

Os Prós

Muitos enxergam a eutanásia como algo positivo, já que dá ao paciente o direito de acabar com seu sofrimento, dando um fim à própria vida, mantendo, assim, a dignidade da pessoa humana.

Os Contras

Por outro lado, há quem veja a eutanásia como um direito ao suicídio, já que uma pessoa decide dar fim à vida para evitar o sofrimento. Fatores religiosos entram em jogo quando se pergunta se alguém tem o direito de decidir sobre o término da vida.

A Eutanásia no Brasil e no Mundo

No Brasil, esta prática não é permitida e é considerada um homicídio. Em alguns países, como a Holanda, por exemplo, já é permitido que um paciente ou sua família decidam por dar fim à vida. Nos Estados Unidos houve um caso onde o marido da paciente em estado terminal decidiu pedir que desligassem os aparelhos que a mantinham viva.

O caso de Terri Schiavo teve repercussão no mundo inteiro. Seus pais eram contra e chegaram a entrar na justiça para impedir o fato. A igreja e vários outros grupos também se revoltaram com a situação. Por fim, a justiça permitiu que os aparelhos fossem desligados.

Este assunto polêmico está longe de ter uma única resposta, e nos faz pensar o que realmente é certo: colocar um fim à vida de uma pessoa, ou deixar que ela sofra em situação crítica até a morte natural?

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *