Escorbuto

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Cada uma tem a sua função no organismo, fazendo com que tudo funcione perfeitamente. Na falta de alguma vitamina, alguma doença pode aparecer.

No caso da vitamina C, a sua falta pode causar uma doença chamada escorbuto. Essa doença é conhecida pelo sangramento nas gengivas. Mas além disso, a doença ainda pode causar inflamações e dores nas articulações, queda de cabelo e até mesmo a perda dos dentes. Em alguns casos, mais graves, essa perda ocorre devido a formação de pus nas gengivas e na língua. Se o sangramento for muito intenso, pode levar até mesmo a um quadro de anemia, pela perda excessiva de sangue. O estágio avançado da doença, sem o devido tratamento, pode levar à morte.

Prevenção e Tratamento

A doença é causada pela deficiência de vitamina C, por isso a prevenção e o tratamento são feitos consumindo essa vitamina em grandes quantidades. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, kiwi, etc. Em casos mais graves, o médico prescreve cápsulas de vitamina C para o tratamento, mas quando a doença ainda está no estágio mais brando, apenas consumir vitamina diariamente já é suficiente.

escorbuto

O escorbuto causa sangramentos nas gengivas

O Escorbuto na História

Antigamente, muitos marinheiros ficavam doentes, com sérios sangramentos gengivais e alguns chegavam até à morte. Não se sabia a causa da doença, até descobrirem que o escorbuto era causado pela falta de vitamina C. Era muito comum nos marinheiros porque eles ficavam durante meses em alto mar, sem se alimentar de frutas e verduras, que se estragam rapidamente. Por isso, ficavam deficientes de vitamina C.

A doença começou a se extinguir quando a marinha inglesa começou a distribuir suco de lima para os marinheiros. Posteriormente, o suco de lima foi substituído pelos sucos de laranja ou de limão.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *