Engenharia Genética – Seleção de embriões

Todo pai e toda mãe sonha em ter um filho saudável, sem nenhum tipo de doença. Antes isso dependia somente da própria natureza. Porém, hoje já é possível selecionar embriões saudáveis para serem implantados no útero. Parece mentira, mas é o que a Engenharia Genética está proporcionando.

Através de um exame feito nos cromossomos dentro das células, é possível detectar doenças graves, como a síndrome de Down, a hemofilia e a fibrose cística , por exemplo. Detectado um problema, esse embrião é descartado.

Além de descartar embriões doentes, os cientistas também estudam formas de mudá-los geneticamente, retirando a possibilidade de um possível câncer, por exemplo. Mas para isso é preciso introduzir um gene no embrião. Isso não provocaria mudanças apenas nesse indivíduo, mas em seus filhos e netos, criando assim uma geração de seres geneticamente modificados.

Manipulação da vida

A Engenharia Genética é vista por alguns como a Manipulação da vida

Mas essas novas técnicas não são bem aceitas por todos. O fato de escolher embriões, descartando os doentes, assusta muita gente. Os cientistas acham tudo isso bem normal, mas a sociedade se divide. Há quem diga que esta escolha é imoral, sendo comparada ao aborto.

O que é permitido por lei

Pela legislação brasileira só é permitida a escolha de embriões em casos terapêuticos, ou seja, para evitar doenças. Não é permitida a seleção de embriões que irão gerar indivíduos mais bonitos, ou com determinadas características físicas.

O que a Igreja diz

A Igreja Católica é totalmente contra essa seleção. Segundo os padres essas novas técnicas contrariam os ensinamentos da encíclica Sobre o Valor e a Inviolabilidade da Vida Humana, divulgada em março de 1995 pelo papa João Paulo II. “Tal atitude seria vergonhosa e profundamente repreensível porque presume medir o valor da humana”, diz a encíclica.

A Sociedade Brasileira de Bioética procura uma forma de conciliar todos os lados: Igreja, cientistas, sociedade. Segundo o presidente Marco Segre, o importante é estar sempre visando o bem-estar da humanidade.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *