Ecossistemas Aquáticos

Chamamos de Ecossistema a interação entre os meios bióticos e abióticos. A Ecologia é a parte da Biologia que estuda os Ecossistemas. Não só a interação entre eles, mas os diferentes tipos de ecossistemas, separadamente.

Os Ecossistemas são classificados em Terrestres e Aquáticos. Os seres que vivem fora da água e os meios abióticos que os cercam, fazem parte do Ecossistemas Terrestre. Já os seres que vivem na presença de água, sejam mares, rios, oceanos, lagos, pântanos, etc., participam do Ecossistema Aquático, que pode ser dividido em dois tipos: marinho e de água doce. Saiba um pouco sobre cada um deles e veja quais são as diferenças básicas entre eles.

Ecossistema Marinho

ecossistema marinho

Ecossistema Marinho

Os oceanos e mares fazem parte desse ecossistema. Devido à sua estabilidade natural, bem maior, se comprada aos ecossistemas terrestres e de água doce, esse tipo de ecossistema é favorável à manutenção da vida marinha. A salinidade (por volta de 3,5%) e a temperatura são bem estáveis. A luz solar consegue penetrar até 200 metros de profundidade.

A evolução das espécies teve início nesse ecossistema, predominante a milhares de anos atrás.

Ecossistema de Água Doce

ecossistema de agua doce

Ecossistema de água doce

Esse ecossistema é formado pelos rios, que têm importância vital para as espécies que vivem neles e que vivem ao redor, inclusive os seres humanos. A quantidade de rios existentes e sua variedade são fatores de muita importância para a manutenção da vida. Geralmente, vivem nos rios anfíbios, peixes e uma grande variedade de animais invertebrados aquáticos.

Os rios e suas margens (chamadas de planícies de inundação) contribuem para a manutenção de outros ecossistemas, dando suporte à vida de insetos, outros animais, incluindo os homens e diversas plantas.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *