Desnutrição

Chamamos de desnutrição a falta dos nutrientes básicos necessários para o organismo. A desnutrição ocorre por alimentação incorreta, quando uma pessoa come pouco, ou quando come de forma errada, não ingerindo os nutrientes necessários. Dietas radicais também podem causar a desnutrição. Por isso é importante ir a um médico antes de fazer uma dieta.

A anorexia, que impede a pessoa de se alimentar, e a bulimia, que é uma doença em que a pessoa vomita tudo o que come logo após ingerir, também são grandes causadoras de desnutrição.

Algumas pessoas até se alimentam bem, comem os alimentos corretos, mas mesmo assim, são desnutridas. Isso ocorre por alguma disfunção na capacidade que o organismo tem de absorver os nutrientes.

Se o corpo fica sem esses nutrientes, ele começa a a consumir tudo o que está armazenado nele. A energia diminui e o organismo começa a consumir glicose. Quando acaba o estoque de glicose no corpo, o organismo passa a consumir glicogênio, encontrado no fígado e rins.

nutrientes

Uma alimentação balanceada é o segredo para combater a desnutrição

As consequências da desnutrição

Depois que o corpo começa a consumir glicogênio, começam as consequências no organismo. A musculatura do coração diminui, a pele fica mais fina, o sistema imunológico fica abalado, assim aparecem outras doenças. A anemia quase sempre aparece e o intestino fica vulnerável à ação de bactérias.

A desnutrição pode ser controlada?

Sim. Pode-se controlar e acabar com a desnutrição mudando os hábitos alimentares, de acordo com o problema apresentado por cada pessoa. Procurar um médico é extremamente necessário, mas algumas pessoas conseguem se tratar em casa, somente seguindo as orientações médicas, quando o caso ainda não é tão grave.

Em outros casos, quando o problema já está mais evoluído, é necessária uma internação, onde a pessoa fica 24 horas sob cuidados médicos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *