Cromossomos

Os cromossomos são responsáveis por carregar todas as informações genéticas de um indivíduo. Se localizam no núcleo das células  e são compostos de DNA. Cada espécie tem uma quantidade de cromossomos. As espécies que se reproduzem assexuadamente possuem cromossomos iguais em todas as células do corpo (células diplóides), que têm dois conjuntos de cromossomos, um vindo do pai e outro vindo da mãe. As espécies que se reproduzem sexuadamente possuem células haplóides nos gametas, que têm apenas um conjunto de cromossomos.

A espécie humana possui 46 cromossomos, que estão em pares nas células somáticas (não reprodutivas). Nas células reprodutivas (gametas), eles não estão em pares.

Estrutura do Cromossomo

Os cromossomos têm dois braços unidos por uma proteína chamada coesina. Esses dois braços são chamados de cromátides-irmãs. Os cromossomos são divididos de acordo com o local em que se localiza o centrômero, que é o estrangulamento que existe nas cromátides.

cromossomos

Estrutura dos cromossomos

A) Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo.

B) Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro.

C) Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo.

D) Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *