Histologia Vegetal – Xilema e Floema

Por sua origem marítima, as plantas primitivas apresentavam estreita dependência do meio aquoso. À medida que foram passando por um processo de evolução apresentaram uma série de adaptações que lhes permitiram sobreviver na terra. Assim, desenvolveram tecidos especiais que transportam água, sais minerais e alimentos orgânicos.

As plantas superiores possuem dois sistemas de condução da seiva: o lenho (ou xilema) e o líber (ou floema), bastante distintos tanto na forma como no funcionamento. Ambos transportam seivas, mas existe diferença na condução. O xilema transporte seiva bruta, e o floema, seiva elaborada.

Xilema

O xilema transporta a água e os sais minerais, desde as raízes até as folhas e frutos, passando pelo caule. Ao líquido transportado pelo lenho dá-se o nome de “seiva lenhosa” ou “seiva bruta”.

Os vasos do xilema são estruturas mortas que funcionam como canais (ductos) inertes, capazes de transportar a seiva a grandes alturas, como por exemplo, nas altíssimas sequoias da Califórnia. A força de sucção que impulsiona a seiva bruta forma-se nas folhas da copa, devido à evaporação, também denominada transpiração. A seiva também pode ser transportada por pressão exercida da raiz.

As principais células do xilema são as traqueides e os elementos de vaso. Além destas duas células, o xilema também possui as células do parênquima, que armazenam esclereides e fibras.

Os elementos de vaso são unidos por perfurações em suas paredes externas, de forma que constroem colunas chamadas de vasos. Já as traqueides não possuem as pequenas perfurações, mas sim pontoações, que tornam as paredes mais finas.

Os elementos de vaso são ideais para permitir o fluxo de água pelas suas perfurações, isso porque são “buracos” pelo os quais a seiva passa. Porém, a parede fina das traqueides são membranas que, apesar de demorarem mais a passagem de água, evitam que sejam formadas bolhas.

O xilema é dividido em xilema primário e xilema secundário. O primário é formado pelo meristema primário, também chamado de procâmbio. Ele é responsável pelo crescimento da planta em comprimento, pois as células são mais alongadas. O xilema primário pode ser protoxilema, que se forma primeiro, e metaxilema, que se diferencia mais tardiamente.

O xilema secundário é originado do câmbio vascular, responsável pelo crescimento da planta lateralmente e aumento de espessura.

Floema

O floema é responsável pelo transporte dos açúcares, aminoácidos, ácidos orgânicos, etc.. O que percorre os vasos liberianos é denominado “seiva liberiana” ou “seiva elaborada”, que é produzida pela planta através da fotossíntese. Ou seja, basicamente é seu alimento.

Os liberianos são estruturas vivas, dispostos à superfície do lenho, que conduzem a seiva elaborada a partir das folhas verdes para todo o resto da planta. Pode originar-se, também, dos órgãos de reserva, como os bulbos, tubérculos, etc.

As células mais importantes do floema são os elementos crivados. Eles possuem poros que se juntam nas paredes celulares. E são por estes poros que os elementos próximos se conectam pelos seus protoplastos.

Os elementos crivados se dividem em células crivadas e elementos de tubo crivados. Nas células crivadas os poros são iguais, de forma mais padronizada, enquanto nos tubos crivados eles são maiores e irregulares.

O floema, também divido em primário e secundário, tem algumas semelhanças com o xilema. O floema primário é formado pelo meristema primário, que consiste no crescimento vertical da planta. E, o floema secundário é composto pelo câmbio vascular, que se diferencia entre protofloema (cresce primeiro) e metafloema (de crescimento secundário).

Tabela Comparativa:

FUNÇÃO Conduz a seiva bruta (água e minerais) Conduz seiva elaborada (compostos orgânicos)
PRINCIPAIS

TIPOS

CELULARES

Podem ser de dois tipos: Traqueides e Elementos de Vaso

Os elementos traqueais são células alongadas, que morrem quando se tornam mais velhas.

As principais células são os elementos crivados, que contém poros.

Há dois tipos: Células Crivadas e Elementos de Tubo Crivados

CRESCIMENTO

PRIMÁRIO

Xilema Primário – se origina do Procâmbio. Pode ser de dois tipos: protoxilema e metaxilema Floema Primário: se origina do Procâmbio. Pode ser de dois tipos: protofloema e metafloema.
CRESCIMENTO

SECUNDÁRIO

Xilema Secundário – se forma a partir do Câmbio Vascular Floema Secundário: deriva do Câmbio Vascular

Faça Uma Experiência

Uma simples experiência pode comprovar a condução de seiva até as flores de uma planta. Basta colocar cravos brancos mergulhados em água colorida. Em um ou dois dias, as flores terão adquirido a cor da água.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *