Ciclo da água ou ciclo hidrológico

O ciclo da água nada mais é do que a circulação da águas sobre o nosso planeta. O ciclo se inicia com incidência da energia solar sobre a Terra. Com o calor solar a água da superfície terrestre evapora, ou seja, muda do estado líquido para o estado de vapor e se transfere para a atmosfera. Nas nuvens, o vapor de água se condensa, ou seja, passa do estado gasoso ou de vapor, para o estado líquido, formando gotículas, que ficam suspensas na atmosfera. Em certas condições, essas gotículas se juntam, formando gotas maiores, que se precipitam e voltam para a superfície terrestre em forma de chuva, granizo ou neve.

Abaixo estudaremos este ciclo com mais detalhes:

Ciclo da Água – Etapas

  • Precipitação: retorno da água evaporada para o solo. Pode ocorrer como chuva, granizo ou neve.
  • Condensação: Passagem do estado de vapor para o estado líquido. Exemplo: formação de nuvens.
  • Evaporação ou transpiração: A água de chuva armazenada pelo solo tem duas formas de voltar para atmosfera – a evaporação direta ou a transpiração de plantas e animais.
  • Evapotranspiração: evaporação da água da superfície terrestre + transpiração de plantas e animais.
  • A mudança de estado da água para vapor pode ocorrer por vaporização ou sublimação:
  • Vaporização: mudança do estado líquido para o estado de vapor. Exemplo: evaporação da água dos rios e lagos.
  • Sublimação: mudança do estado sólido para o estado de vapor. Exemplo: evaporação da água das geleiras.

Ciclo Hidrológico

O ciclo hidrológico funciona como uma espécie de “destilação global”. Nas regiões tropicais, ou seja, mais quentes, ocorre uma evaporação contínua das águas dos oceanos. Essa água é transportada, sob a forma de vapor, para outras regiões do globo terrestre, e se precipita (cai como chuva), formando rios, lagos, riachos e lençóis subterrâneos. A maior parte da água evaporada dos oceanos volta para os oceanos. Mas devido ao efeito dos ventos, parte desse vapor é transportado para o continente.

Na Zona Equatorial, as chuvas são mais fortes e frequentes, principalmente sobre o Oceano Pacífico e as florestas tropicais. Já nas regiões polares e desérticas, os níveis de precipitação são bem menores, exatamente pelo fato de ser mais frio.

O ciclo hidrológico é essencial para a renovação da água em nosso planeta. Além disso, a água cumpre papel fundamental na sustentação e garantia da vida humana, como na regulação do clima, na reciclagem de nutrientes e na regulação dos fluxos hidrológicos. Por isso, o estudo da água e suas interações com o meio é tão importante.

Ciclo hidrológico

O ciclo da água

Economia de Água

Por um bom tempo, acreditava-se que a água era um recurso inesgotável. Mas de alguns anos para cá, diversas pesquisas vêm nos mostrando que a água é um recurso super importante, e que pode sim acabar. Por isso é muito importante que todos tenhamos consciência do consumo adequado da água, para que não nos falte no futuro. Diga não ao desperdício e incentive outras pessoas também a economizarem a água.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *