Câncer de Mama Masculino

Ao contrário do que a maioria pensa, não são somente as mulheres que podem ter câncer de mama. Os homens também correm o risco de ter essa doença, pois eles também têm glândulas mamárias. É um tipo raro de câncer, e ainda pouco estudado. Para cada 10o mulheres com a doença, existe 1 homem doente.

A doença atinge principalmente homens entre 60 a 70 anos de idade, e infelizmente, na maioria das vezes, a doença é diagnosticada já em estado avançado, acabando quase sempre em óbito.

Causas da Doença

As causas ainda são desconhecidas, como em muitos casos de câncer, mas alguns estudos mostram alguns fatores que podem ser responsáveis pela doença. São eles:

Fatores Genéticos – A maioria dos homens acometidos com a doença tem histórico de câncer de mama na família.

Fatores Ambientais – O tipo de trabalho realizado pelo homem pode desencadear a doença, como trabalhadores que têm maior exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas, de sabão e perfumes.

Fatores Hormonais – O hiperestrogenismo, que é uma desordem relacionada a hormônios sexuais, pode ocorrer devido ao uso de hormônios, o que aumenta as chances do câncer de mama.

Além desses fatores, existem outras causas da doença, como orquite, infertilidade, puberdade tardia, criptorquidia (não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal), hérnia inguinal congênita, orquiectomia (retirada cirúrgica do testículo, em virtude de, normalmente, processos tumorais), excesso de peso e dieta rica em gorduras.

Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

cancer masculino

O autoexame é a melhor forma de prevenção da doença

Os sintomas da doença são nódulos ao redor da auréola (bico do peito), secreção nos mamilos, retração do mamilo, alterações no volume da mama e ulceração do mamilo.

O diagnóstico é feito através do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor. Muitas vezes o diagnóstico é feito somente em estado avançado da doença, dificultando o tratamento. Isto acontece, geralmente, por preconceito dos homens em fazer o autoexame, por falta de informação e por dificuldades na realização dos exames.

O tratamento é feito através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Na falta de tratamento, o câncer pode se espalhar para órgãos vizinhos, é a chamada metástase, que pode causar o óbito.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *