Bactérias

As bactérias são organismos unicelulares que podem assumir formas variadas, como cocos (formas esféricas), bacilos (forma de bastão), vibriões (forma de vírgula) ou espirilos (forma de espiral).

Reproduzem-se principalmente por bipartição, um tipo de reprodução assexuada (sem troca de material genético entre organismos) onde a bactéria se divide em duas, geneticamente iguais. Algumas podem se repoduzir sexuadamente, através da conjugação, que consiste na união de bactérias geneticamente diferentes através de uma ponte citoplasmática.

Possuem diversas formas de alimentação, que podem ser divididas em dois grupos: autotróficas, realizadoras de quimiossíntese ou fotossíntese bacteriana e heterotróficas, que realizam respiração celular ou fermentação.

Apesar de muitas pessoas acharem que as bactérias só trazem doenças e sempre são ruins, isso não é verdade. As bactérias são de extrema importância em diversas áreas.

Importâncias das bactérias

Decomposição

Algumas bactérias são responsáveis por transformar substâncias orgânicas em inorgânicas (água e sais), permitindo assim a ciclagem da materia. É o que acontece quando um animal morto ou uma fruta ou vegetal se decompõe. Eles são “comidos” pelas bactérias. Se não fossem elas, o mundo seria um lixão.

Alimentação

Uma vez que a flora intestinal possa ser comprometida por doenças e/ou uso de antibióticos, as bactérias do gênero Lactobacillus são capazes de ser ingeridas e chegarem vivas ao trato intestinal, suprindo assim a carência da flora intestinal. Além deste uso, várias outras bactérias são utilizadas na preparação de alimentos como queijos, iogurte, vinho, vinagre, dentre outros.

Bactérias do tipo Lactobacillus

Ecologia

Existem bactérias no solo que usam o nitrogênio do ar e o converte em substâncias úteis para as plantas. Estas bactérias mantém relação de cooperação com plantas leguminosas realizando um processo conhecido como fixação do nitrogênio. Os compostos produzidos por estas bactérias fertilizam o solo, o que favorece também plantas não leguminosas. Assim, alguns agricultores alternam o plantio de espécies leguminosas e não leguminosas, visando manter a fertilidade do solo (método conhecido por rotação de culturas). Outra alternativa é o plantio de leguminosas e não leguminosas simultaneamente, intercaladas, processo nomeado de plantação consorciada.

Biotecnologia

Outras bactérias são estudadas e modificadas em laboratórios, gerando enormes benefícios, como a insulina, hormônio do crescimento (GH), além dos alimentos transgênicos.

Biorremediação

Trata-se do uso de bactérias decompositoras para amenizar impactos ambientais, como derramamentos de petróleo, por exemplo. A biorremediação é de extrema importância para a saúde dos rios e mares.

Bactérias sendo usadas para a biorremediação

Indústria de medicamentos

Em observação científica, pode-se perceber que, quando colocadas em um mesmo espaço, duas bactérias “lutam” entre si e , eventualmente, um tipo sai vencedor. Esta observação permitiu a criação dos antibióticos, a partir das toxinas das próprias bactérias. Os antibióticos são um grande avanço na indústria dos medicamentos. E isso só se deu graças às bactérias.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *