As Tartarugas

Animais de sangue frio, como os outros répteis, os quelônios compreendem tartarugas, cágados e jabutis. Têm o corpo coberto por uma carapaça formada de placas ósseas simétricas, que os protege de seus inimigos. Na boca, dispõem de lâminas córneas bastante resistentes, que substituem os dentes. O grupo das tartarugas (nome genérico dado à ordem dos Quelônios) é constituído de cerca  de 300 espécies, encontradas nas regiões tropicais e temperadas. Muitas são aquáticas, vivendo no mar, lagos, rios, pântanos e mangues. Outras, como os jabutis, são terrestres. O tamanho varia, desde as minúsculas tartarugas do pântano, de 5 a 10 centímetros, até as enormes tartarugas marinhas, que alcançam 2,50 metros de comprimento.

Todas as tartarugas têm couraça. Muitas delas conseguem recolher as patas, a cabeça e a cauda para dentro da carapaça. Outras, entretanto, com carapaça muito pequena, não conseguem recolher as extremidades.

A cabeça dos quelônios é semelhante à dos demais répteis . Os olhos têm pálpebras superiores fixas, sendo móveis as inferiores. O pescoço, longo e flexível, pode ser movido em todas as direções, sem que o corpo precise mover-se. Algumas espécies, como os cágados, têm pescoço tão comprido, que precisam curvá-lo para recolhê-lo à carapaça.

tartaruga marinha

Tartaruga marinha

Nas espécies aquáticas, as patas são adaptadas à natação. A alimentação dessas tartarugas é constituída por pequenos peixes, insetos, larvas e moluscos. As espécies terrestres são onívoras, ou seja, se alimentam de carne e vegetais.

Os quelônios são ovíparos, ou seja, botam ovos. Esses ovos são depositados na areia, escondidos em buracos que cavam na terra ou entre a folhagem rasteira. O número de ovos pode chegar a algumas centenas, durando a incubação de 80 a 106 dias. No Brasil, sua carne é muito apreciada e, com os miúdos, preparam-se pratos típicos regionais. Devido à caça indiscriminada, hoje há leis regulando sua exploração comercial.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *