As Glândulas

As glândulas são estruturas geralmente encontradas em animais e vegetais, constituídas por células produtoras de substâncias que controlam ( por ativação ou por inibição) os processos fisiológicos do organismo.

No homem, as glândulas podem ser exócrinas ou endócrinas. As exócrinas são: as lacrimais, as sudoríparas, as salivares, o fígado e as mamárias. As endócrinas são responsáveis, juntamente com o sistema nervoso, pelas atividades do corpo. A hipófise produz hormônios que atuam sobre as outras glândulas endócrinas, e controlam a pressão sanguínea, retenção de água e contração dos músculos lisos. A tireoide controla a velocidade da respiração e o consumo de reservas alimentícias. As paratireoides controlam o nível de substâncias do sangue importantes para a ação dos músculos. E as supra-renais preparam o corpo para esforços especiais.

glandulas

Algumas glândulas presentes no ser humano

As glândulas sexuais, ou gônadas, produzem células sexuais e hormônios responsáveis pelas características sexuais secundárias e reprodução. O pâncreas, glândula mista, produz o suco pancreático (de ação digestiva) e hormônios que controlam o açúcar no corpo.

Além das glândulas, outros órgãos do corpo, como o duodeno  e a placenta, produzem substâncias hormonais. E o timo, estrutura que, em geral, degenera antes do indivíduo se tornar adulto, parece funcionar como glândula endócrina na criança.

Com exceção dos testículos no homem e dos ovários na mulher, as glândulas endócrinas são iguais em ambos os sexos.

Veja também:

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *