Anatomia das Folhas

As folhas são extremamente necessárias às plantas, pois participam da fotossíntese, que é o processo que gera alimento para a planta. Apesar das folhas serem parte tão importante das plantas, existem espécies que não as possuem, como as briófitas, que têm filoides no lugar de folhas e os cactos, que fazem fotossíntese através do caule e têm as folhas transformadas em espinhos.

A clorofila se encontra nas folhas, por isso elas são tão importantes na fotossíntese. A maioria das folhas tem sua anatomia dividida da seguinte forma:

  • Limbo – é a própria folha, também pode ser chamada de lâmina foliar.
  • Pedúnculo ou pecíolo – é a estrutura que faz com que a folha fique presa ao caule.

Porém, existem outras formas de divisão, de acordo com a necessidade adaptativa de cada planta. Algumas plantas apresentam folhas incompletas, ou sésseis, onde o limbo parte diretamente do caule, sem presença de pecíolo. A bainha, que aparece na base do pecíolo, também pode ser ser observada. Veja o desenho abaixo:

Folha

Folha

A folha é composta por diferentes tipos de células que formam deferentes tipos de tecidos, afinal, a folha é um órgão vegetal. A epiderme foliar é um tecido que reveste a folha. O mesófilo é um tecido interno, onde se encontra o colênquima, que são células ricas em clorofila. No centro da folha, existem vários feixes que conduzem a seiva e vários tecidos de sustentação. Esses feixes se encontram junto ao mesênquima.

As nervuras são encontradas na parte de baixo das folhas. Podem estar associadas à tecidos de sustentação e são formadas por tecidos condutores que se encontram agrupados. Na parte superior das nervuras ocorre a condução da seiva bruta (xilema); e na parte inferior, a condução da seiva elaborada (floema).

As nervuras podem se apresentar paralelas entre si, como nas monocotiledôneas, ou com ramificações sucessivas, como nas angiospermas, recebendo nome de reticulada ou peninérvea.

Paralelinervea

Paralelinérvea

Peninervea

Peninérvea

 

 

 

 

 

 

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *