Aminoácidos

Como já foi falado no resumo sobre as Funções das Proteínas, os aminoácidos são os constituintes das proteínas. Estas são formadas por 20 aminoácidos, que também são chamados de peptídeos. Os aminoácidos têm a função amina, que é básica, com a presença do grupo amino ─ NH2, e a função ácido carboxílico, que é ácida, com a presença do grupo carboxílico COOH.

Os  aminoácidos são denominados compostos anfóteros, por ter características ácidas e básicas ao mesmo tempo, e por isto reagem com ácidos e bases. Existem os aminoácidos essenciais, que são indispensáveis ao organismo, porém não são sintetizados por ele. Precisam ser ingeridos através da alimentação. Alguns exemplos desses aminoácidos são a valina, lisina, triptofano, leucina, isoleucina, fenilalanina, metionina e treonina. Já os aminoácidos não essenciais são sintetizados pelo organismo, após serem adquiridos pela alimentação. As principais fontes de aminoácidos são as carnes, leite e ovos.

Funções dos Aminoácidos

carne

A carne é um alimento rico em aminoácidos

São muito importantes para a manutenção da vida. Uma de suas principais funções é a formação de anticorpos necessários para proteger o nosso corpo de doenças e infecções. Além disso, eles fazem parte da composição das células e da reconstrução de tecidos. Eles ainda são compostos das enzimas e fazem parte do sistema hormonal.

As nucleoproteínas (RNA e DNA) são formadas por aminoácidos, que também transportam oxigênio por todo o corpo e participam das atividades dos músculos.

É possível dosar a quantidade de aminoácidos presente no corpo através de exame de sangue. É usado o método de Slyke, que consiste na reação dos aminoácidos com ácido nitroso produzindo nitrogênio e um hidroxiácido. Através da quantidade de nitrogênio produzida é possível saber a quantidade de aminoácidos presente no sangue.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *