A risada

Rir é um ato comum entre os seres humanos. Tão comum que poucas pessoas já pararam para pensar: Por que rimos? Como acontece? O que acontece no corpo? Mas alguns pesquisadores já tiveram essa curiosidade, e descobriram que o que acontece quando escutamos uma boa piada é que a boca produz alguns sons vocálicos, que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. O ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h, enquanto emitimos esses sons.

Durante uma boa gargalhada, ocorre uma aceleração dos batimentos cardíacos, a pressão arterial se eleva e as pupilas ficam dilatadas.

sorisso

O que acontece em nosso corpo quando rimos?

Você sabia que a média de risadas de um adulto é de 20 por dia? As crianças podem rir até dez vezes mais que um adulto.

Enquanto alguns pesquisadores, como o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), pensavam que a risada não tinha nenhuma utilidade biológica, outros duvidavam que algo tão comum na espécie humana existisse por acaso. Por isso, há a teoria de que o hábito de rir tenha ajudado no processo evolutivo da espécie humana.

Gelotologia

A disciplina que estuda o riso e o humor é a Gelotologia. Segundo esta ciência, o riso é a forma mais antiga de comunicação. Isto se explica pelo fato do riso se originar de uma parte antiga do cérebro,  responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Os centros ligados à linguagem se situam em locais mais recentes do cérebro. Isto explica porque não conseguimos ordenar ao cérebro que dê uma gargalhada, ou porque não conseguimos parar de rir segundo uma ordem.

O censo de humor não está ligado a uma única parte do cérebro, para achar graça de uma certa coisa, rir ou dar uma gargalhada, é preciso várias etapas do pensamento.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *