A Importância do Ácido Fólico

Muitas pessoas pensam que a anemia só é causada pela falta de ferro no sangue, mas na verdade, esse é apenas um dos tipos da anemia, chamado de anemia ferropriva. É o mais falado, porque é o mais comum. Mas um tipo de anemia muito ocorrente também é a anemia megaloblástica, causada pela deficiência de ácido fólico. O ácido fólico geralmente fica em falta nas gestantes e em bebês nascidos dessas mulheres. Ele é responsável pela proliferação dos glóbulos vermelhos. A deficiência de ácido fólico diminui a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, causando a anemia.

Médicos orientam que mulheres que desejam engravidar façam exames para verificação das taxas de ácido fólico até um ano antes, para evitar problemas tanto para a mãe, como para a criança. Se a taxa estiver baixa, é preciso tomar suplementos vitamínicos para repor essa deficiência. Além disso, é importante ter uma boa alimentação, incluindo carnes vermelhas, principalmente o fígado, e folhas verdes na dieta. Assim como ferro, esses alimentos são ricos também em ácido fólico.

Sintomas da Anemia Megaloblástica

Na falta do ácido fólico, o paciente sente cansaço, pode ocorrer palidez e também diarreia. É muito comum que a pessoa fique mais irritada e esquecida, podendo haver também a perda de peso.

folico

Alimentos ricos em ácido fólico

Esses sintomas são causados pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue (sua proliferação é responsabilidade do ácido fólico). Por isso ocorre a anemia.

Causas

Esse tipo de anemia é causada pela falta de uma alimentação balanceada. É muito importante ter uma alimentação rica em ácido fólico para evitar essa doença. Na gravidez, a deficiência de folato ocorre porque a criança requer muito da mãe. Nesse momento, é ainda mais importante se preocupar com uma boa alimentação, rica em todos os nutrientes.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *